RS: Rede Leite faz balanço do ano e projeta 2016

A Rede Leite - Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS - traçou nesta terça-feira (15), em Ijuí, uma lista de objetivos que devem ser colocados em prática em 2016.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS – traçou nesta terça-feira (15), em Ijuí, uma lista de objetivos que devem ser colocados em prática em 2016. Todos eles apontam para uma das principais metas da Rede Leite, que é fortalecer a agricultura familiar, a partir da geração de conhecimento e inovação em um processo de trabalho integrado entre pesquisadores, agricultores e extensionistas.

O coordenador da Rede Leite, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, destacou, entre os objetivos, o de ampliar e fortalecer a participação dos agricultores familiares e suas representações em espaços como os Territórios da Cidadania. Outro objetivo seria o de buscar uma participação mais efetiva dos agricultores no planejamento e execução de ações da Rede Leite, em nível local e regional. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul também destacou os planos de organização de dias de campo para agricultores e fóruns técnicos itinerantes, no âmbito da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que envolve os Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí.

Atualmente, a Rede Leite está presente em mais de 60 pequenas propriedades rurais do Noroeste gaúcho, e a metodologia adotada, pesquisa-desenvolvimento, tem influenciado a condução de projetos de pesquisa, chamadas públicas e diversas atividades voltadas aos agricultores familiares gaúchos.

Outro ponto abordado durante a reunião da Rede Leite foi a eleição para seus cargos institucionais. O pesquisador Gustavo Martins da Silva, da Embrapa Pecuária Sul, permanece no cargo de coordenador. Para o cargo de vice-coordenadora, foi eleita a professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Leonir Uhde, e para o cargo de secretária, a professora da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Rosane Felix.

Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção
Também em 2016, a Rede Leite poderá ter trabalhos inscritos no 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (Csbsp), que acontecerá em Pelotas, entre os dias 06 e 08 de julho. O convite aos representantes da Rede Leite foi feito nesta terça-feira, durante o encontro, por um dos integrantes da comissão que organiza o Congresso, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Alberi Noronha.

Informações sobre o 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção serão disponibilizadas no site http://www.sbsp.org.br/Inicial.
Fonte: Emater/RS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas