RS: Emater realiza oficina de laticínios em Viamão

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Viamão realizou, na quinta-feira (19), a segunda edição da oficina de fabricação caseira de derivados de leite. A atividade integra a Chamada Pública do Leite e ocorreu na localidade da Costa do Oveiro, na casa dos agricultores Adriana Negreiros e Wagner da Silva.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Participaram do evento agricultores e representantes da comunidade escolar como professores, merendeiras e outros interessados.

Os participantes aprenderam a elaborar, de forma caseira, queijos colonial e minas, ricota, doce de leite, iogurte e bebida láctea. O objetivo da ação foi estimular os produtores a buscarem alternativas de renda e de agregação de valor ao que é produzido na propriedade, além de incentivar o surgimento e a adequação de agroindústrias familiares.

O curso foi ministrado pelos integrantes da Emater/RS-Ascar de Viamão, Maristela Rempel Ebert, Alexandre Schmidt, Carla Vogel Rodrigues e Arthur Nunes Lengler, com apoio da nutricionista da Emater/RS-Ascar de Nova Santa Rita, Luana Machado.

Segundo Luana, este tipo de atividade proporciona o enriquecimento nutricional da alimentação das famílias do meio rural com baixo custo, já que o leite está disponível nas propriedades e seu preço é inferior ao encontrado no mercado. Luana ressalta ainda que para se fabricar laticínios com qualidade é essencial cuidar da alimentação da vaca e da higiene na hora da ordenha porque estas questões são decisivas.

Os participantes, além de receberem orientações e fazerem queijos ricota, doce de leite, iogurte e bebida láctea também puderam experimentar os produtos e avaliar a qualidade.

Fonte: Emater/RS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas