RS: Conseleite pede atenção aos prejuízos com PL 214

PL 214 - O Conseleite/RS encaminhou nesta quinta-feira (22) um ofício aos membros da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

PL 214 – O Conseleite/RS encaminhou nesta quinta-feira (22) um ofício aos membros da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS), que pede que o Projeto de Lei (PL) 214, que prevê a retirada de 30% de créditos presumidos das indústrias, não prejudique o setor lácteo.
O presidente do Conseleite e do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Alexandre Guerra, entregou o documento ao deputado estadual Elton Weber e lembrou da importância do diálogo entre as instituições responsáveis para o andamento do projeto. «Corte de crédito é aumento de impostos», alertou, salientando que os incentivos das indústrias de laticínios são fundamentais para a manutenção de uma produção rentável.
Para Guerra, um dos fatores que enfraquecem a competitividade é o perfil importador que o país possui, o que contrapõe o caráter exportador do Estado. «O que vem de fora entra no Brasil por 35 centavos de dólar, equivalente a R$ 1,15. Não conseguimos produzir a custo de leite importado», destacou. Segundo o presidente, o índice de redução de produtores de leite do Estado, por ano, é de 7%, o que encarece e prejudica a produção. «Somos a cadeia que mais emprega, mais exige esforços e atenção». Ele lembrou, ainda, que não existe espaço para novas cargas tributárias, visto o dinamismo e a fragilidade do setor lácteo. «No mês passado, a soja e o milho caíram de preço, diminuindo os custos para o produtor. Neste mês, o excesso de chuvas fez o preço subir», exemplificou. «O Rio Grande do Sul fez e continua fazendo a sua parte para que possamos manter as famílias nas suas atividades».
O ofício foi entregue na presença dos deputados Edson Brum e Zé Nunes. O documento foi assinado pelo Sindilat, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Associação Gaúcha de Laticínios e Laticinistas (AGL), Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil), Gado Jersey, Gadolando e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=12084:rs-conseleite-pede-atencao-aos-prejuizos-com-pl-214

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas