Resultados dos testes de progênie do Gir Leiteiro e do Guzerá serão lançados na Expozebu

Na próxima quarta-feira (04/05/2016), a Embrapa Gado de Leite e a ABCGIL lançam o 24º sumário de touros do teste de progênie da raça Gir Leiteiro. O evento será realizado às 10h no salão nobre da ABCZ, em Uberaba-MG.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Na próxima quarta-feira (04/05/2016), a Embrapa Gado de Leite e a ABCGIL lançam o 24º sumário de touros do teste de progênie da raça Gir Leiteiro. O evento será realizado às 10h no salão nobre da ABCZ, em Uberaba-MG. No mesmo dia e local, às 17h, será divulgado o 17º sumário de touros e vacas do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PMGZ).

O Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) está completando 31 anos. Segundo pesquisadores da Embrapa envolvidos no Programa, a evolução da raça Gir é parte significativa da revolução alcançada pela pecuária de leite no Brasil.

O melhoramento genético do Gir Leiteiro coincide com o sensível aumento da produção e da produtividade de leite pelos quais o país passou nos últimos anos. Em 1985, o Brasil produzia 12,5 bilhões de quilos de leite. Atualmente, a produção está acima dos 35 bilhões de quilos. A média de produção das filhas dos touros da última bateria gira em torno de 3,4 mil litros de leite por lactação.

Nas últimas duas décadas, essa evolução também foi verificada no mercado de sêmen, na expansão do número de criadores de Gir leiteiro e no aumento da produtividade do rebanho brasileiro. Quando foram publicados os resultados do primeiro grupo de touros Gir Leiteiro, em 1993, a venda de sêmen da raça cresceu 35% em relação ao ano anterior.

O Programa completa 330 touros testados e outros 239 em avaliação, gerando uma importante repercussão econômica para a raça e seus criadores. Hoje, o aumento na comercialização de sêmen do gado Gir Leiteiro supera os 700%, se comparado ao início dos anos 80 do século passado.

Guzerá – O Programa de Melhoramento do Guzerá para Leite teve início em 1994. Nesses 22 anos, já são 531 touros provados. Pelo Núcleo MOET (Multiple Ovulation and Embryo Transfer), foram avaliados 411 tourinhos produzidos em 152 famílias. Destes, 59 touros já têm avaliação complementar também pela aferição de suas filhas, tanto via Teste de Progênie (MOET/TP) quanto via Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ (MOET/PMGZ). Outros 49 touros já foram provados pelo TP e mais 70 jovens reprodutores se encontram em avaliação.

Pelo PMGZ, totalizam neste ano 104 touros avaliados. A média de produção na base de dados da avaliação genética é de 2,2 mil quilos de leite por lactação, de vacas aferidas em sistemas produtivos a pasto com baixo investimento em insumos. A venda de sêmen de touros leiteiros da raça vem crescendo ano a ano, atraindo produtores interessados em rebanho de dupla aptidão (carne e leite).

O objetivo dos Programas de Melhoramento das raças Gir Leiteiro e Guzerá é gerar tecnologias e animais melhorados, com produção elevada e baixo custo, considerando aspectos do bem-estar animal para sistemas sustentáveis de produção que utilizam as raças e seus mestiços. Os sistemas de duplo propósito, como os que utilizam o Guzerá, são importantes principalmente nos rebanhos mestiços, uma vez que a cria, recria ou venda de machos constitui uma fonte de receita para a propriedade.

Rubens Neiva
Embrapa Gado de Leite
gado-de-leite.imprensa@embrapa.br
Telefone: 032 3311-7495

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas