Reichembach acompanha reunião sobre estudo genético do gado leiteiro

Parlamentar coordena a frente em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Alep.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Na quarta-feira, 27, o deputado estadual Reichembach (PSC) esteve na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) para um debate sobre o mapeamento genético no gado leiteiro. Esta técnica, já muito difundida nos Estados Unidos, possibilita um maior conhecimento sobre o rebanho, como propensão a certas doenças e também se os animais têm o gene que contribui para a produção leiteira. O evento foi promovido pela Amsop e pelo programa Leite Sudoeste, que apoia e incentiva o segmento leiteiro na região.

De acordo com Reichembach, coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa do Paraná, esta é uma oportunidade de melhorar ainda mais o setor no Sudoeste. “A produção de leite da região é responsável por mais de 25% do volume de todo Estado e em crescimento. Por isso temos que pensar, junto com a Amsop, em ações que tragam bons resultados no futuro para tentarmos ter uma cadeia produtiva forte e organizada”, ressalta o deputado.

O presidente da empresa TAG do Brasil, Jonei Bortolanzo, o geneticista francês, Patrice Simard, e o diretor-técnico, Celso Barbiero, apresentaram em painéis as informações que comprovam a eficiência do estudo genético no gado, que pode antecipar em 5 anos os dados dos animais.

Apesar dos benefícios do mapeamento genético, o custo da implantação desta técnica é alto, o que faz com que as lideranças se unam na busca de recursos para viabilizar a iniciativa. Reichembach reafirmou sua parceria com a Amsop e demais associações e grupos na luta para mais incentivos à cadeia produtiva do leite.

O evento foi representativo, com a presença de técnicos e entidades. O presidente da Amsop e prefeito de Marmeleiro, Luiz Bandeira, o coordenador do projeto Leite Sudoeste e ex-prefeito de São João, Clovis Cucolotto, representantes da Agência de Desenvolvimento Regional, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), cooperativas de lacticínios, vereadores e empresas do segmento.

http://www.rbj.com.br/geral/reichembach-acompanha-reuniao-sobre-estudo-genetico-gado-leiteiro-0117.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas