Região Sul se articula para impulsionar exportação de leite em pó

Exportação de leite em pó - Plano de sindicato sugere o preço ideal e as ações que as indústrias devem adotar para ganhar mercado internacional
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Plano de sindicato sugere o preço ideal e as ações que as indústrias devem adotar para ganhar mercado internacional

leite-em-pó-exportacao-brasil (Foto: Thinkstock)

O setor lácteo se articula, na Região Sul, para impulsionar as exportações de leite em pó, informou nesta segunda-feira (13/8), em nota, o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS). Em reunião na tarde de sexta-feira (10/8) em Porto Alegre (RS), o consultor Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior, apresentou o projeto CNA/Aliança Láctea: Exportação de Leite em Pó.
Conforme nota do Sindilat, o plano «sugere a ação a ser adotada pelas indústrias para ganhar mercado, as adequações necessárias e o preço ideal para competir lá fora». De acordo com Barral, para se tornar competitivo é preciso que o leite em pó brasileiro tenha um preço 7% menor ao da Oceania, por exemplo. Além disso, o documento inclui mecanismos de financiamento de exportação e cálculos de lucros nos casos em que as operações forem concretizadas.

Além do Sindilat, participaram da reunião representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Aliança Láctea-Sul Brasileira. Conforme o presidente da Câmara Setorial do Leite na CNA, Rodrigo Alvim, a Região Sul foi escolhida para encabeçar o projeto por apresentar o maior potencial produtivo do país – há um excedente da matéria-prima na região, que detém 15% da população do país, mas é responsável por 38% da produção brasileira de leite. O secretário de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, ressaltou: «Teremos de escoar a produção para o mercado lá fora, caso contrário, haverá muita exclusão no setor. Teremos de escolher quem fica e quem sai da atividade». O ideal, segundo ele, é que, em 2025, 10% da produção do Brasil seja exportada.
O próximo passo da iniciativa, de acordo com o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, é apresentar o projeto-piloto aos associados, prospectando, assim, indústrias interessadas. «É o primeiro passo para a exportação, e as indústrias terão de buscar maneiras de vender excedentes de forma a manter o nosso mercado equilibrado», afirmou.
https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2018/08/globo-rural-regiao-sul-se-articula-para-impulsionar-exportacao-de-leite-em-po.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas