Redução de custos

Introdução da alfafa na alimentação de vacas leiteiras pode incrementar em 10% a lucratividade do produtor de leite e reduzir uso de suplemento alimentar
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Introdução da alfafa na alimentação de vacas leiteiras pode incrementar em 10% a lucratividade do produtor de leite e reduzir uso de suplemento alimentar

Introduzir forrageiras na alimentação das vacas leiteiras, com destaque para a alfafa, pode contribuir para reduzir os custos de produção, elevando a lucratividade do produtor de leite em cerca de 10%, além de servir como adubo. Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste apontam que o principal benefício da forrageira é a redução da suplementação alimentar e o aumento do número de animais por hectare (ha).

Uma pesquisa desenvolvida na unidade de São Carlos comparou um sistema de produção de leite tradicional e outro com uso de alfafa. No tradicional, as vacas foram alimentadas a pasto e concentrado, no período das águas, e silagem de milho e concentrado, na época de seca. No experimento com alfafa, diminuiu-se a área de capim (Tanzânia) e a destinada à produção de milho para silagem.

De acordo com o pesquisador Oscar Tupy, mesmo com mais vacas no sistema que utilizou a alfafa, o consumo de concentrado e de silagem de milho foi reduzido na dieta. Para Reinaldo Ferreira, pesquisador que trabalha com melhoramento de alfafa, isso se deve ao potencial proteico da leguminosa, que também serve de adubo para a próxima cultura cultivada, contribuindo com cerca de 100 kg/ha de nitrogênio.

Foto: Anaterra Rendeiro Dantas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas