Recall tira do mercado lotes de peixe, leite condensado, carne moída e azeite

Recall - A ordem e notificações aos fabricantes dos produtos foram determinadas e emitidas ao longo da última semana após recomendação da Anvisa
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A ordem e notificações aos fabricantes dos produtos foram determinadas e emitidas ao longo da última semana após recomendação da Anvisa
SÃO PAULO – Cinco empresas do setor de alimentação têm o prazo de até 10 dias, contados a partir do recebimento da notificação, para dar início ao recolhimento de quatro tipos de produtos alimentícios inadequados ao consumo.
Foram encontradas irregularidades no filé de peixe congelado das marcas Qualitá e Buona Pesca, no leite condensado Fazendeira, na carne moída congelada de bovino Gran Filé e no azeite extra virgem de oliva Lisboa.
A ordem e notificações aos fabricantes dos produtos foram determinadas e emitidas ao longo da última semana pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, após recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A avaliação das análises técnicas a que os produtos foram submetidos constataram que a ingestão coloca em risco a saúde do consumidor.
As empresas que não atenderem ao chamamento ou demorarem a fazê-lo podem infringir a legislação de consumo e o ato pode até caracterizar crime. O formato do recall a ser executado individualmente pelas empresas, com prazos e detalhamento das ações de recolhimento dos produtos condenados, precisa ser submetido ao DPDC.
A restrição aos produtos refere-se apenas aos itens e lotes a serem recolhidos que estão identificados abaixo:
– Filé de peixe congelado, Polaca do Alasca, marca Qualitá
Lote A170216036J (validade 16/02/2019)
– Filé de peixe congelado, Polaca do Alaska, marca Buona Pesca
Lote L20-9304 (validade 01/2018);
– Leite Condensado, marca Fazendeira
Lote 0681M1 (validade 17/01/2018; registro SIF/DIPOA nº 0020/738)
– Carne moída congelada de bovino, marca Gran Filé
Lote fabricado em 22/03/2017 (validade 22/03/2018, do SIF/DIPOA nº 0049/206, embalagem plástica, contendo 500g)
– Azeite de oliva extra virgem, marca Lisboa
Lote 26454-361 (válido até 23/05/2019)
Outro lado
Em nota, a empresa Baduy e Cia Ltda, responsável pela fabricação do leite condensado Fazendeira, afirma que » toda a documentação e esclarecimentos foram prestados aos órgãos competentes (Anvisa e Vigilância Sanitária)» e informa que já recolheu todo o produto dos mercados.
Além disso, a empresa conta que soliciou a realização de laudo técnico Certificado pelo Laboratório IBERPHARM para pesquisa de microrganismos patogênicos, incluindo contagem de estafilococos coagulase positiva, no mesmo lote de produtos questionado.
«O laudo realizado por instituto com referência nacional não apresentou nenhuma irregularidade», afirma a empresa. O parecer do laboratório Central Noel Nutels, acionado pela Anvisa, constatou presença, em excesso, de Estafilococos Coagulase Positiva, bactéria que pode provocar vômitos, dor de barriga e mal-estar.
A Companhia Brasileira de Distribuição, responsável pela marca Qualitá, afirma que já solicitou o recolhimento do produto e que está a disposição dos clientes que quiserem trocar o produto em qualquer loja que comercializa o item.
A Natural Alimentos, responsável pelo azeite de oliva extra virgem Lisboa, afirma que já retirou dos mercados e varejistas todo o lote indicado pela Anvisa em setembro de 2016. «A empresa parou de comercializá-los por distorções identificadas pela própria Natural Alimentos nos suprimentos importados para a produção», destaca a empresa.
A Buona Pesca, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que «todos os seus produtos passam por rigorosas análises periódicas, atendendo aos requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento».
Além disso, a fabricante informa que seus pescados «passam por um processo de congelamento de 24 horas, a -30ºC, que inativa qualquer função relacionada a não-conformidade deste produto, não havendo prejuízo para a saúde humana». Atendendo à solicitação, a marca informa que já solicitou o recolhimento do lote em questão de todas as lojas que eventualmente o possuem em gôndolas.
Especiais InfoMoney
http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7248921/recall-tira-mercado-lotes-peixe-leite-condensado-carne-moida-azeite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas