Raças bovinas: conheça as vantagens de criar brahman

A raça brahman é resultado do cruzamento entre bovinos das raças nelore, guzerá, sindi, cangaian e indubrasil. Os animais brahman podem ser identificados pela cor da pelagem,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Animais se destacam por conseguir reunir docilidade, precocidade, fertilidade e rusticidade
A raça brahman é resultado do cruzamento entre bovinos das raças nelore, guzerá, sindi, cangaian e indubrasil. Os animais brahman podem ser identificados pela cor da pelagem, que pode variar entre os tons de cinza ou até mesmo vermelho. Além disso, são bovinos sem chifres e com orelhas médias.
De acordo com a Associação dos Criadores de brahman do Brasil (ACBB), o brahman é uma raça que se destaca por conseguir reunir alta produtividade, qualidade de carne, docilidade, precocidade, fertilidade e a rusticidade necessárias, principalmente para criação em um clima tropical.
As vantagens da raça
Uma das principais características das fêmeas dessa raça é a habilidade materna. “Vacas que não eram boas mães são descartadas desde os primórdios da formação do brahman”, diz a ACBB. Outro ponto positivo é que esses animais tem um porte ideal para a realização de partos. Além disso, produzem quantidade de leite que dá condições para criarem e desmamarem bezerros mais pesados.
Segundo a ACBB, cruzado com taurinos, tauríndicos e outros zebuínos, o brahman evidencia muito mais que rusticidade. “Coopera muito na genética de ganho em peso e na qualidade de carne. A cruza Brahman é tão boa na engorda como na reprodução”, afirma a associação.
Pecuária de leite
Embora a raça seja bastante recomendada para a produção de carne, também existe um bom histórico no uso de brahman na produção de leite. Segundo a associação de criadores, quatro mil quilos de leite numa lactação de 305 dias já é dado oficial de lactação de brahman em controle da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ).
“É compensadora também a utilização da raça por pequenos produtores de leite que usam os touros brahman nas suas vacas ou as inseminam com eles”, diz a ACBB. No Brasil, o cruzamento entre as raças brahman e holandesa tem resultado em um animal muito produtivo para leite em criação extensiva. De acordo com a ACBB, a recordista mundial de produção de leite é uma Brahmolando chamada Ubre Blanca, que produziu mais de 24 mil quilos numa lactação de 305 dias.
 
Fonte: sfagro.uol.com.br/racas-bovinas-conheca-vantagens-de-criar-brahman/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas