Que país é esse?

Estive em um supermercado no último fim de semana e fiquei estarrecido quando percebi que o preço do litro do leite ultrapassou o valor de R$ 4.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Essa frase, com sua devida interrogação, é título de uma música composta pelo cantor e compositor Renato Russo, em 1978. Mas só foi lançada em 1987 pela banda Legião Urbana.

Conforme um texto no encarte do álbum, a banda explica que “a canção nunca foi gravada porque sempre havia a esperança de que algo realmente iria mudar no país, tornando-se a música então totalmente obsoleta. Isso não aconteceu e ainda é possível se fazer a mesma pergunta do título”.

O texto acima foi escrito em 1987. Passados nove anos entre a composição e mais 29 anos entre a gravação e hoje, a pergunta continua valendo mais do que nunca! Está atualizadíssima. Estive em um supermercado no último fim de semana e fiquei estarrecido quando percebi que o preço do litro do leite ultrapassou o valor de R$ 4.

Confesso, não quis acreditar! Nesta segunda-feira, fui a outro supermercado e o preço é o mesmo. Indignação provoca reflexão… E logo me veio à mente a campanha publicitária veiculada atualmente pelo governo federal, enaltecendo o agronegócio brasileiro e sua importância na vida cotidiana do povo.

E não precisam nem dizer, pois quem tem um mínimo de informação sabe que somos senão o maior, mas estamos sempre entre os maiores exportadores de grãos, carnes, açúcar e outros produtos do gênero. Daí é que vem a grande interrogação.

Como um país com todas essas características permite que o litro do leite, produto básico e primordial na alimentação das famílias, chegue a esse preço? Vamos a um cálculo rápido. Se uma família consumir apenas um litro de leite por dia, deixei bem claro, somente um litro por dia, isso representará 15% de um salário mínimo, valor o qual milhões de famílias brasileiras têm para passar o mês. Fica difícil continuar.

Seriam muitos números a comparar. Mas acredito não ser necessário. Com apenas um exemplo, minha indignação está fundamentada. A continuar esse descontrole de preços nos produtos da chamada “cesta básica”, em breve a alternativa será colocar cerveja nas mamadeiras dos bebês em substituição ao leite.

Com tantas novas cervejarias artesanais surgindo, a tendência é de que o preço da cerveja ficará na metade do preço do leite. E daí, eu pergunto: se o Renato Russo fosse compor essa música hoje, será que ele não acrescentaria mais uma palavra ao título? Acredito que sim. Então, ficaria: “Que M…. de país é esse?”.

Nazareno Schmoeller Souza – Empresário

http://www.notisul.com.br/n/opiniao/que_pais_e_esse-58092

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas