Projeto no RN reaproveita água de esgoto para produção agrícola

Água de esgoto tratada serve para cultivar palma e irrigar o pasto. Os criadores de gado tiram leite e os agricultores produzem até cachaça.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Água de esgoto tratada serve para cultivar palma e irrigar o pasto.
Os criadores de gado tiram leite e os agricultores produzem até cachaça.
O Globo Rural deste domingo (19) fala sobre o reaproveitamento de esgoto para produção agrícola, o chamado reuso da água. Um projeto no Rio Grande do Norte está dando bons resultados.
O agrônomo Lirani Dantas comprou uma propriedade com uma estação de tratamento de esgoto, ao lado da cidade de Florânia, que fica quase no coração do semiárido do Rio Grande do Norte, a 230 km de Natal.
O esgoto de Florânia desce todo para o local e antes o que era um desconforto, hoje é um benefício. Lirani criou pastagens que não deixam a desejar das encontradas nas fazendas do Centro-Sul do país.
O que Lirani fez foi captar água do terceiro tanque, onde já se considera que o esgoto esteja tratado, e pulverizar os pastos. O capim reagiu com toda força e o gado respondeu com muito vigor. “Essa água é uma solução nutritiva. É uma água com nutrientes. Não uso adubo”, conta Lirani.
No estábulo, a produção de leite praticamente triplicou. Segundo o veterinário Jaílson Santana, o reúso não implica em manejo diferente. Bem nutrido, o rebanho tem mais imunidade. Mas há um cuidado fundamental com as vacas em lactação. Por isso essas vacas não passam perto do tanque que recebe o esgoto in natura.
O especialista em saneamento e engenharia ambiental, Cícero de Andrade, diz que tem países que reaproveitam até 70% do esgoto doméstico. Alguns países já têm tubulação de grande porte para transportar o esgoto urbano até o campo. É o caso de Israel, Austrália e México. Uma maneira inteligente e sustentável de transformar poluição em produção.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/02/projeto-no-rn-reaproveita-agua-de-esgoto-para-producao-agricola.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas