Projeto de extensão desenvolverá atividade para melhoramento da produção de leite no PA Maringá

O Projeto de Assentamento (PA) Maringá recebeu na tarde da última sexta-feira, 26, a visita da equipe de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), voltado para o melhoramento da cadeia leiteira da região do Bico do Papagaio, promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na ocasião, foi realizada uma reunião com pequenos produtores de leite do local. Em um primeiro momento, foi aplicado um questionário sobre a missão das propriedades rurais, problemas encontrados por elas, despesas mensais, dentre outros pontos, com a finalidade de elaborar um diagnóstico sobre a situação dos produtores.

Em seguida, ocorreu a apresentação dos objetivos do projeto de melhoramento da cadeia leiteira, e as vantagens que ele pode trazer ao pequeno produtor de leite. No final da reunião foi aberto espaço para esclarecimento de dúvidas e feita uma listagem dos produtores interessados em participar do projeto.

De acordo com o professor coordenador do projeto, Alfonso Siqueira Dimperio, a ideia é oferecer consultorias aos produtores, para que seja elaborado um projeto específico para cada propriedade, voltado para suas necessidades no que tange ao aumento na produção de leite. O professor enfatizou ainda, que para se alcançar bons resultados é necessário que o trabalho entre os produtores seja focado no cooperativismo.

Além disso, o coordenador frisou que o objetivo do projeto é promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos do campus, por meio da imersão deles no mundo real do trabalho, identificando problemas e soluções na sociedade em que se encontram inseridos.

Para a acadêmica de Agronomia do Campus Araguatins, Kelly Delmondes, que participa do projeto, a iniciativa é uma oportunidade única para troca de experiência e contribuição nas atividades realizadas pelos assentados, auxiliando-os no desenvolvimento do seu potencial como produtor rural.

Os representantes do Sebrae presentes na reunião, André Rocha e Macione Sousa, parabenizaram a iniciativa do Campus Araguatins e destacaram a satisfação em participar de uma ação que visa melhoria para a comunidade do PA.

A próxima etapa do projeto consistirá na elaboração de um cronograma de consultorias nas propriedades que manifestaram interesse em participar da ação extensiva. (Ascom)

http://www.folhadobico.com.br/08/2016/araguatins-projeto-de-extensao-desenvolvera-atividade-para-melhoramento-da-producao-de-leite-no-pa-maringa.php

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas