PROGRAMA DO LEITE NÃO VAI PARAR EM AL

Em Brasília, comitiva de produtores de leite esteve reunida com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmas Terra, que garantiu aporte federal
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

“Muita gente acha que não é nada, mas o Programa do Leite é tudo para o pequeno produtor”. Foi assim que se expressou dona Ana Gonçalves, cooperada da CPLA, produtora de leite há 10 anos no assentamento Cachoeira Poço de Pedra, após audiência com ministro Osmar Terra, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), na última quarta-feira,6, em Brasília/DF.

Assim como Ana, o produtor Cícero Leite, do assentamento Cajá do Negros também esteve no MDS defendendo a continuidade do Programa em Alagoas, após um longo histórico de ordenamento de desaceleração do Programa por parte do governo federal. Os dois, que reforçaram uma comitiva alagoana para defender os interesses da agricultura familiar em Alagoas, ouviram do ministro a garantia de que o programa não vai parar.

“Todos os programas sociais estão sendo mantidos e não há perspectivas de mudanças, principalmente quando possui benefício tão grande como lá em Alagoas”, sinalizou positivamente o ministro Osmar Terra, confirmando que o programa do Leite segue ativo com suporte do governo federal.

“O problema é que recebemos a pasta sem dinheiro, com um déficit enorme e um monte de parcelas em atraso. Agora, temos que arrumar recursos para regularizar a situação”, explicou Terra. Apesar da “escassez” de recursos, o ministro se comprometeu a obter resposta para liberação dos pagamentos em atraso até o começo da próxima semana, no máximo até terça-feira,12.

No imbróglio para resolver o impasse da permanência do Programa ou não, a CPLA contou com o reforço da União das Cooperativas e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) e da bancada federal, dos deputados Ronaldo Lessa e Marx Beltrão, além do secretário da agricultura, Alvaro Vasconcelos, no diálogo com o MDS.

“Precisamos deixar claro que existe uma cadeia altamente dependente do viés econômico do Programa do Leite para obter o pão de cada dia. Muitas pessoas ainda não visualizam a dimensão desse programa, e que com ele vem junto o trabalho de assistência prestado ao produtor e distribuição de leite diário para milhares de famílias, crianças e nutrizes”, pontuou Aldemar Monteiro diretor da CPLA.

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=290672

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas