Produção de leite de cabra pasteurizado muda realidade de agricultores familiares do Sertão

Agricultores familiares do Sertão pernambucano estão sendo beneficiados com a fabricação de um produto inovador: o leite de cabra pasteurizado, distribuído ao Programa Leite de Todos, do Governo do Estado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Famílias fornecem matéria-prima a cooperativa, que vai comercializar produto inovador

Agricultores familiares do Sertão pernambucano estão sendo beneficiados com a fabricação de um produto inovador: o leite de cabra pasteurizado, distribuído ao Programa Leite de Todos, do Governo do Estado, e que, em breve, poderá ser apreciado também pelo consumidor pernambucano. São 135 famílias, que venceram obstáculos como a convivência com a estiagem e, hoje, têm no leite de cabra sua principal fonte de renda, com uma produção estimada em 1,415 litros/dia.
A cadeia da caprinocultura de leite é uma atividade que tem a comercialização e o escoamento como principais desafios, superados com o apoio do Governo do Estado. “Configura uma verdadeira revolução no semiárido, tendo potencial de proporcionar renda e dignidade à milhares de famílias”, pontua Lúcio Almeida, promotor de Justiça que coordena o MPPE em 13 municípios do Pajeú.
O leite de cabra pasteurizado, beneficiado em laticínio do Sertão do Pajeú, que será vendido sob a marca Pajelat – Pajeú Laticínio, foi desenvolvido pela Cooperativa dos Caprinocultores e Ovinocultores do Distrito de Jabitacá – CCODJA, que conseguiu obter todas as licenças necessárias para a comercialização, inclusive o Selo de Inspeção Estadual – SIE da Adagro. A cooperativa aprimorou a tecnologia de produção para garantir o processo de pasteurização do leite dentro das normas de higiene e saúde preconizadas pelo Ministério da Agricultura.
O produto será lançado neste sábado (12), às 10h, no estande da Secretaria de Agricultura, montado na 75ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD, no Parque de Exposição do Cordeiro. “Disponibilizar o acesso ao leite de cabra integral produzido dentro das normas exigidas, contendo as propriedades nutricionais preservadas, que são consideradas cientificamente mais benéficas que o leite de vaca, foi bastante desafiador, porém hoje é uma realidade já concretizada em Pernambuco”, afirmou Demócrito Elias, presidente da CCODJA.
A expectativa é, posteriormente, sejam comercializados também outros produtos, como o queijo de cabra e bebidas lácteas, que vão contribuir ainda mais com o desenvolvimento das famílias cooperadas. Inicialmente, o leite será distribuído para uma rede de supermercados da Região Metropolitana do Recife.

Produto é altamente benéfico à saúde humana

A Pajelat lançará o leite de cabra integral apostando na expansão dos benefícios do alimento ao consumidor. O produto lácteo é considerado mais saudável por ser hipoalergênico; possuir menores teores de gordura e açúcar; melhor absorção do intestino e uma excelente fonte de cálcio e vitaminas.

Com elevado nível de potássio, contribui para o bom funcionamento do coração, além de regular a pressão arterial, reduzir o risco de AVC e ajudar a prevenir a arteriosclerose. Por conter selênio, fortalece o sistema imunológico.

Portadores de doenças como diabetes, osteoporose, hipertensão e colesterol alto, dentre outras, e ainda crianças em desenvolvimento, terão muito mais benefícios ingerindo leite de cabra em vez do leite de vaca, por possuir propriedades mais próximas ao leite humano.

Serviço:
Lançamento do Leite de Cabra Pasteurizado Integral – Pajelat
Data: 12 de novembro de 2016
Horário: 10h
Local: Estande da Secretaria de Agricultura, montado na 75ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD

http://www.metabronca.com/2016/11/producao-de-leite-de-cabra-pasteurizado.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas