Produção de carne e leite de cabra insuficiente para procura

»O rejuvenescimento do sector é considerado essencial pelos representantes da associação A produção de carne e de leite de caprinos não responde à procura.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
»O rejuvenescimento do sector é considerado essencial pelos representantes da associação
A produção de carne e de leite de caprinos não responde à procura. A falta destes produtos deve-se em grande medida “à diminuição drástica de efectivo”. Uma análise feita pelo presidente da Associação Nacional de Caprinicultores de Raça Serrana ANCRAS, Arménio Vaz, e uma dos temas discutidos na CAPRA 2015, a reunião nacional de criadores de caprinos e ovinos.
“Com a diminuição do efectivo, há alturas do ano em que não temos produto para os mercados, no Natal temos uma procura imensa, e não temos cabritos para as encomendas. E temos pouquíssimo leite também, não temos matéria-prima para o que precisávamos, as explorações são pequenas e produzem pouco leite. Se tivéssemos três vezes mais produção teríamos consumo para esse leite”, assegura.
Actualmente existem cerca de 18 mil cabras serranas, estando 12 mil registadas em Trás-os-Montes. Arménio Vaz acredita que modernização, através da mecanização da ordenha ou da instalação de cercas, poderá ser uma das formas de contrariar a tendência de declínio e atrair jovens para a actividade. “Se nós conseguirmos modernizar as explorações, o maneio já não será feito como antigamente e aí pode ser que os jovens se dediquem a este tipo de actividade”, sustenta o também produtor de caprinos, garantindo que a caprinicultura “é rentável e com a modernização do sector e aumento do efectivo, porque só assim”.
A CAPRA 2015 incluiu pela primeira vez o sector ovino, já que também os criadores de ovelhas enfrentam desafios semelhantes. Amândio Carloto da Associação Nacional dos Criadores da Raça Churra Galega Bragançana (ACOB) refere que uma das necessidades é “o melhoramento das raças autóctones”. “Precisamos tornar as nossas raças competitivas. Temos ferramentas para trabalhar, ainda temos criadores e a forma de continuarmos a ter criadores é torná-las competitivas e rentáveis”, frisa. Apesar dos constrangimentos, a ACOB viu recentemente se reconhecida a variedade de ovelhas preta da mesma raça, o que fez com que o efectivo aumentasse. Actualmente há cerca de 13 mil animais, distribuídos por 101 criadores.
As jornadas sobre o sector caprino e ovino, que têm lugar de 4 em 4 anos, realizaram-se em Mirandela entre 12 e 14 de Novembro e reuniram mais de 200 produtores. Para além da discussão dos trabalhos das diferentes associações, o CAPRA 2015 contou ainda com uma visita a uma exploração de um dos mais recentes caprinicultores a instalar-se recentemente e que pretendeu servir de exemplo para outros interessados em investir no sector.

Por: Olga Telo Cordeiro
http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=715&id=21562&idSeccao=6643&Action=noticia#.VksnT78wAXg

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas