Produção agrícola aumentou em 2013, carne e #leite em queda

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

As produções agrícolas aumentaram em 2013, com destaque para o milho, batata, maçã e azeite, que atingiu o nível mais elevado em 50 anos, contrastando com as quedas na produção de carne e leite, revelou o INE.

O Instituo Nacional de Estatística (INE) adianta que o ano agrícola 2012/2013 «caracterizou-se por um inverno com valores de temperatura e precipitação próximos do normal», apesar de «alguns fenómenos extremos», permitindo um aumento global das culturas agrícolas face a 2011/2012.

O milho registou uma das maiores produções das últimas décadas (929,5 mil toneladas), a batata obteve a maior produção das últimas quatro campanhas (487,7 mil toneladas), a maçã bateu um recorde de dez anos (287,3 mil toneladas) e o olival chegou ao nível mais elevado em meio século (999,9 mil hectolitros).

Já no que diz respeito à produção de carne, o decréscimo foi generalizado a todas as espécies, exceto os ovinos.

A diminuição da produção de carne de bovino, de 93 mil toneladas em 2012 para 84 mil toneladas em 2013 é justificada com o menor número de animais para abate devido à descida de nascimentos em 2012 (ano de seca), bem como o aumento da saída do país de bovinos jovens, sobretudo para Espanha.

Também a produção carne de suíno voltou a cair pelo segundo ano consecutivo (-4,6% que compara com -5,6% em 2012), sobretudo devido à implementação das normas comunitária de bem-estar animal.

Verificou-se igualmente um decréscimo da carne de caprino, enquanto a produção de carne de animais de capoeira estabilizou.

A produção de ovos de galinha aumentou 4,1%, para um total de 125,5 mil toneladas.

A produção de leite caiu 4,4%, para 1,9 mil milhões de litros, tendo os produtos lácteos (leite para consumo, queijo e manteiga) acompanhado a tendência decrescente.

O índice de preços da produção de bens agrícolas subiu 5,7% (3,2% em 2012), enquanto o índice de preços de bens e serviços do consumo corrente aumentou 1,9% (4,2% em 2012).

O Valor Acrescentado Bruto do ramo agrícola (valor bruto da produção deduzido do custo das matérias-primas e outros consumos) apresentou uma variação positiva face a 2012, tanto em termos nominais (9,8%), como reais (3,6%).

http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/460634-producao-agricola-aumentou-em-2013-carne-e-leite-em-queda

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas