Procedimentos e Normas para Exportação de Produtos Lácteos

Em Novembro de 2007, foi realizado pela Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas Laticínios – G100 um Workshop sobre o tema: Workshop-
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Apresentação

Em Novembro de 2007, foi realizado pela Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas Laticínios – G100 um Workshop sobre o tema: Workshop- Alavancando as exportações de produtos lácteos. Durante o encontro foram ministradas palestras por um grupo de “experts”, a uma seleta plateia, representando 42 empresas de laticínios interessadas em iniciar ou mesmo aumentar as suas exportações.

Diversos técnicos de órgãos governamentais que direta ou indiretamente estivessem relacionados à exportação e/ou ao agronegócio do leite se fizeram presentes para esclarecer dúvidas e responder as questões pertinentes ao assunto.

Como convidados especiais vieram embaixadores e conselheiros de países africanos, do Oriente Médio e China, em que tiveram a oportunidade de conversar com representantes das indústrias de laticínios presentes.

Na ocasião, houve uma exposição de produtos lácteos tipo exportação, em que os participantes fizeram a degustação. Eram queijos de diversos tipos e marcas, doce de leite, leite em pó, leite condensado, creme de leite e leites achocolatados. A imprensa registrou o evento e entrevistou empresários do setor lácteo.

Durante as dez palestras proferidas, ficou evidenciada a importância do tema e a necessidade de gerar informações sobre as exportações de produtos lácteos.

Como exportar? Como abrir novos mercados? Quais são os acordos do Brasil com os países e com grandes regiões do mundo? Quais são as regras para exportar produtos lácteos? Tantas perguntas ficaram sem respostas, em decorrência do pouco tempo disponível. Procurando suprir essa lacuna, foi organizada essa publicação, com praticamente todas as informações que o exportador precisa conhecer para iniciar com sucesso as operações no mercado externo.

Depois de alguns meses coletando dados com os operadores do mercado externo e empresas que já exportam, os principais temas foram selecionados e distribuídos nos diversos capítulos desta publicação, que será mais uma contribuição do G100 à profissionalização das pequenas e médias cooperativas e empresas de laticínios.

Welson Souto Oliveira

Presidente do G100

OBS: Na época do lançamento do livro, o presidente do G100 era Welson Souto Oliveira

http://www.g100.org.br/index.php/81-publicacoes-new/86-publicacao-procedimentos-e-normas-para-exportacao-de-produtos-lacteos

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas