Primeiro ministro canadense rebate crítica de Trump sobre produtores de leite

Em seu primeiro comentário após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticar as políticas de proteção aos produtores de leite do Canadá, o primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, disse que o atual “sistema funciona muito bem” e que iria apresentar fatos à Casa Branca sobre o tema. “Não vamos fingir que estamos em uma mercado livre quando se trata de agricultura.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em seu primeiro comentário após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticar as políticas de proteção aos produtores de leite do Canadá, o primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, disse que o atual “sistema funciona muito bem” e que iria apresentar fatos à Casa Branca sobre o tema. “Não vamos fingir que estamos em uma mercado livre quando se trata de agricultura. Cada país protege e por boas razões suas indústrias agrícolas”, disse Trudeau em um evento do setor em Toronto.
A maior objeção de Trump é o sistema de gestão de oferta do Canadá. Sob tal esquema, os preços de laticínios são definidos com base na média dos custos de produção. A produção é controlada por um sistema de quotas regularizado e a concorrência é penalizada com tarifas.
O primeiro ministro canadense observou também que atualmente os Estados Unidos estão administrando um superávit comercial com o Canadá em lácteos, “então o Canadá não é o desafio aqui”. Sobre o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), ele afirmou que está disposto a debater melhorias com os EUA para o acordo.
Na terça-feira, Trump afirmou que o Canadá deveria parar de proteger seus produtores de leite da competição com os americanos. “O que aconteceu com vocês é muito, muito injusto”, disse. “É outro acordo enviesado contra os EUA e isso não vai continuar acontecendo por muito tempo». Ao longo de décadas, os governos canadenses, independentemente da orientação política, defenderam a prática popular em províncias com grandes colégios eleitorais e muitos pequenos produtores.
As informações são do Dow Jones Newswires, publicadas no jornal O Estado de São Paulo.
«Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital»

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas