Preço pago ao produtor de leite não cobre os custos

Preco/produtor.Escassez de milho para produção de ração elevou custos produtivos do setor A analista do Departamento de Economia do Sistema Famasul
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Escassez de milho para produção de ração elevou custos produtivos do setor
A analista do Departamento de Economia do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Eliamar Oliveira, avalia que a maior dificuldade enfrentada pelo pecuarista de leite, no momento, é o valor pago pela indústria, que ainda é insuficiente para cobrir os gastos produtivos, além de inviabilizar a margem de lucro.
“Ano passado houve um cenário atípico: apesar do aumento expressivo na cotação deste segmento, superando o cenário que naturalmente já ocorre no período de inverno em razão da queda na oferta. Entretanto, o produtor teve sua rentabilidade comprometida, devido à falta de milho para produção de ração que elevou os custos produtivos”, diz Eliamar.
A economista lembra que, no primeiro semestre deste ano, os preços de mercado permaneceram relativamente estáveis e atrativos, no entanto, dificilmente atingirá a máxima registrada em 2016. “No ano passado, a cotação paga ao produtor chegou ao máximo de R$ 1,27. Até o mês de maio houve uma valorização de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que demonstra um melhor planejamento do bovinocultor de leite”.
http://www.infomoney.com.br/mercados/agro/noticia/6778779/prego-pago-produtor-leite-nao-cobre-custos

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas