Prefeitura de Varre-Sai, RJ, decreta situação de emergência por conta de estiagem

Varre-Sai emergência - A Prefeitura de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (18) devido ao longo período
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo a Prefeitura, o período sem chuvas já causou prejuízos superiores a R$ 10 milhões.
A Prefeitura de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (18) devido ao longo período de estiagem que se arrasta desde o mês de março. Segundo o decreto, o município vem acumulando prejuízos econômicos estimados em mais de R$ 10 milhões, principalmente na agropecuária, com perdas na produção cafeeira, na produção de leite e gado de corte.
Além dos prejuízos econômicos, Varre-Sai já vem enfrentando racionamento de água, pois o único manancial da cidade encontra-se com o nível abaixo do normal para o período, sendo necessário o apoio de municípios vizinhos no abastecimento.
O decreto também regulamenta o uso da água no período de 180 dias restringindo o uso apenas para atendimento das necessidades básicas.
Como consequência da estiagem, a cidade vem sofrendo com queimadas, com o fogo tendo consumido aproximadamente 300 hectares de pastagens e vegetação nativa, de acordo com estimativas da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil.
Segundo a Prefeitura, houve também um aumento no número de atendimentos a casos relacionados a doenças respiratórias devido à baixa umidade do ar.
Ainda de acordo com o município, «toda estrutura da administração municipal está mobilizada no sentido de minimizar os efeitos danosos da estiagem, realizando diversos atendimentos à população, seja no abastecimento de água, abertura de poços, além do apoio técnico aos produtores rurais».
O prefeito Dr. Silvestre (PSD) explicou que a decretação da situação de emergência facilitará o atendimento à população. “Através do decreto, podemos buscar apoio junto aos governos estadual e federal o que ajudará e muito o município neste momento difícil no qual passamos”, afirmou.
Varre-Sai foi a sétima cidade do Norte e Noroeste do Rio a decretar emergência, as prefeituras de Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis também já decretaram.
Fonte: G1, Norte Fluminense e Região

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas