Preços pagos aos produtores de leite caíram 16% desde o fim das quotas

A queda do consumo, o embargo russo aos produtos agrícolas europeus e o fim do regime das quotas leiteiras ditaram um ano negro para os produtores nacionais de leite, que viram os preços cair 16% desde abril de 2015.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Segundo os dados da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), Portugal produziu no ano passado mais cerca de 3,5% de leite, com a produção a situar-se perto dos 2 mil milhões de litros no final do ano, enquanto o preço pago aos produtores sofreu um decréscimo de cerca de 16%.

Entre abril e dezembro, o preço pago aos produtores de leite do Continente passou de 0,334 euros para 0,282 euros, o que significa uma redução de cinco cêntimos.

“Temos a forte perceção de que tendo baixado o preço do leite ao produtor aumentou o endividamento das explorações “, diz Carlos Neves, da Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP), sublinhando que os produtores “procuraram investir para serem mais eficientes e produzirem leite de qualidade”.

O presidente da ANIL, Carlos Leite, salienta que “a concorrência que mais tem penalizado a indústria nacional tem-se destacado somente pelo preço” e não por outras mais-valias para o consumidor, como a qualidade e a diferenciação.

Reconhece, no entanto, que ainda há caminho a percorrer no que diz respeito à internacionalização e na “adequação da oferta nacional às exigências de um consumo muito mais diversificado e com especificidades distintas das do mercado interno”.

Os produtores de leite têm promovido várias manifestações e ações em supermercados para exigir medidas ao Governo e sensibilizar a opinião pública para os problemas que o setor atravessa, pedindo aos consumidores que comprem produtos nacionais.

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou este mês uma redução de 50% nas contribuições para a Segurança Social, até ao fim do ano, e uma linha de crédito que pode ir até 20 milhões de euros.

Preços pagos aos produtores de leite caíram 16% desde o fim das quotas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas