Preço do leite sobe pelo 3º mês consecutivo

Expectativa é que os valores pagos aos produtores subam até pelo menos o pagamento de julho
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os preços do leite ao produtor subiram pelo terceiro mês consecutivo. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ponderada dos dezoito Estados pesquisados ficou em R$1,098 por litro, sem o frete.
Os maiores aumentos ocorreram na região Sul do país e no Sudeste, onde o clima mais seco começa a prejudicar a qualidade das pastagens, além dos aumentos dos custos de produção.
Os dados parciais do Índice Scot Consultoria de Captação apontam para queda de 2% no volume de leite captado no país em abril, frente a março deste ano.
Desde o pico de produção, em dezembro de 2017, o volume captado recuou 8,7%, segundo o indicador (média nacional).
Com a menor disponibilidade de matéria-prima aumentou a concorrência entre os laticínios nos últimos meses. Somado a isto, as recentes altas de preços dos lácteos na indústria permite o repasse para o produtor, mesmo com a demanda reagindo mais lentamente que o previsto.
Um ponto importante, e que retrata esta retomada mais fraca do consumo, foi que o preço do leite longa vida recuou na segunda quinzena de abril, depois de um período de recuperação. Por outro lado, alguns mercados “ensaiam” uma recuperação, ainda que timidamente, como é o caso dos queijos.
Para o pagamento a ser realizado em maio, referente a produção de abril, 74% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em alta do preço do leite ao produtor e os outros 26% falam em manutenção frente ao pagamento anterior.
A intensidade desta alta, porém, deverá ficar abaixo das últimas variações, segundo a maioria das empresas consultadas, e dependerá da intensidade da recuperação do consumo na ponta final da cadeia. A expectativa é de que os preços subam até pelo menos o pagamento de julho.
 
Fonte: Scot Consultoria
Imagem: Scot Consultoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas