Preço do leite longa vida recua na primeira quinzena de maio, mas queijos estão firmes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

por Diana Cifuentes

Segundo levantamento da Scot Consultoria, o preço do leite longa vida (UHT) registrou queda de 0,7% no atacado na primeira quinzena de maio, comparado com a segunda metade de abril. Desde o início de abril o preço do UHT vem patinando no mercado atacadista.

Outro derivado lácteo que apresentou queda no último levantamento foi a manteiga, com recuo de 1,0% na comparação quinzenal. Veja a figura 1.
Apesar da queda na produção de leite cru (matéria-prima) nos últimos meses, o consumo tem reagido de forma mais lenta. A queda nos preços é uma forma de manter o giro dos produtos e reduzir os estoques nas indústrias.
Figura 1.
Evolução dos preços médios quinzenais do leite longa vida (R$/litro) e da manteiga (R$/kg) no atacado (média de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná) em 2018.

Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br
Por outro lado, a demanda está melhor no mercado de queijos, que registraram altas de preços desde meados de março. Com a chegada do frio, a expectativa é de aumento do consumo destes produtos.
Considerando a média de todos os queijos pesquisados pela Scot Consultoria, o aumento foi de 0,7% na primeira quinzena de maio, puxado principalmente pela muçarela.
A expectativa é de preços firmes e em alta para os queijos em curto e médio prazos. Para o leite longa vida, o cenário é de manutenção nas cotações.
https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/todas-noticias/48465/preco-do-leite-longa-vida-recua-na-primeira-quinzena-de-maio-mas-queijos-estao-firmes–.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas