Preço do leite deve recuar em julho em SC

Retração do consumo doméstico, aumento da produção e das importações contribuíram para a queda
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 O preço do leite pago ao produtor de Santa Catarina em julho será, em média, 5,5% menor que o de junho, segundo o Conselho Paritário Produtor/Indústrias de Leite do Estado de Santa Catarina (Conseleite/SC). A redução reflete a retração do consumo doméstico, o aumento da produção e das importações, principalmente de Uruguai e Argentina. O litro do leite padrão entregue neste mês e que será pago em agosto deve ficar em R$ 1,0753 – produto colocado na propriedade com Funrural incluso.

O Conseleite ressalta que a redução do preço do leite em todas as fases da cadeia produtiva nesta época do ano é atípica. «É a primeira vez em dez anos que isso ocorre», afirmou, em nota, o presidente do Conseleite do Estado e vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Adelar Maximiliano Zimmer.
Segundo ele, o aumento das taxas de desemprego, a queda geral do poder aquisitivo da população e o excesso de importação são insuficientes para explicar as quedas desde maio.
Queda no consumo, expansão na produção e aumento das importações fazem preço do leite cair no mercado catarinense. “Pode ser bom, momentaneamente, para o consumidor, mas é péssimo para o produtor rural”, analisa o presidente.

http://www.portaldbo.com.br/Mundo-do-Leite/Noticias/Preco-do-leite-deve-recuar-em-julho-em-SC/21529

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas