Possibilidades e desafios da cadeia do leite

O Rio Grande do Sul possui a segunda bacia leiteira do País, ficando atrás, apenas, de Minas Gerais. A nossa produção equivale a 12,5 milhões de litros/dia, mobilizando mais de 199 mil famílias de produtores.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Possibilidades e desafios da cadeia do leite
Zé Nunes
O Rio Grande do Sul possui a segunda bacia leiteira do País, ficando atrás, apenas, de Minas Gerais. A nossa produção equivale a 12,5 milhões de litros/dia, mobilizando mais de 199 mil famílias de produtores. A cadeia possui elevada importância para a economia de aproximadamente 94% dos municípios gaúchos, gerando emprego e renda de maneira descentralizada.
Entre os desafios, está a possibilidade de concentração de todo processo produtivo e de industrialização em poucas indústrias, ou mesmo uma internacionalização arriscada que pode colocar em jogo a base produtiva no Estado, formada em sua maioria por pequenas unidades familiares. Políticas públicas, como o Prodeleite, o Fundoleite e o Instituto Gaúcho do Leite (IGL), constituem-se como instrumentos de indução deste importante setor e apontam na perspectiva de uma política de Estado para atividade leiteira.
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/01/opiniao/539901-possibilidades-e-desafios-da-cadeia-do-leite.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas