#Portalacteo: Ministério autoriza aumento no valor do leite do PAA

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Medida vai beneficiar agricultores familiares que fornecem o produto ao Estado.Com decreto publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23), o Estado de Alagoas está autorizado a aumentar o valor pago aos agricultores familiares que fornecem ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Modalidade Especial Leite, mais conhecido como Programa do Leite.A autorização é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate í  Fome (MDS), por meio do Grupo Gestor Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos, e contempla também os demais estados do Nordeste e o estado de Minas Gerais.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, que se reuniu com representantes do setor produtivo nesta segunda-feira, o assunto será discutido com o governador Teotonio Vilela o mais breve possí­vel para que seja definido o novo preço do litro do leite que será pago ao agricultor familiar.

“Essa medida é uma prioridade para o governador, pois ele entende a importí¢ncia desse aumento, principalmente agora, que os produtores estão passando por dificuldades na produção por conta da estiagem”, comentou o secretário. De acordo com o secretário, o Programa do Leite sempre foi um regulador do preço do produto no mercado, além de garantir renda aos pequenos produtores que estão organizados em associações e cooperativas.

Ele também citou as medidas do Governo do Estado para fortalecer a produção, como o Programa Alagoas Mais Leite, que repassa tanques de resfriamento de leite, síªmen de touros de alto valor genético para melhorar os animais e aumentar a produtividade de leite, capacitação e assistíªncia técnica nos moldes do Balde Cheio.

“Agora, por conta da estiagem, numa parceria com as cooperativas e prefeituras, também adquirimos bagaço de cana para alimentar os animais e contratamos retroescavadeiras para limpeza de açudes”, frisou o secretário.

Participaram da reunião os superintendentes de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Luciano Barros, e de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, a coordenadora do Programa do Leite, Andréia Oliveira, o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, o presidente da Cooperaitva dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz), Antí´nio Gérson, o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Paus Pretos, Jilvan Medeiros de Aquino, e a presidente da Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), Maria de Souza Santos.

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/07/23/ministerio-autoriza-aumento-no-valor-do-leite-do-paa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas