Política de importação de leite e derivados será tema de audiência publica

A política brasileira de importação de produtos lácteos será debatida em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na terça-feira
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A política brasileira de importação de produtos lácteos será debatida em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na terça-feira (7). Três ministros foram convidados para o debate: Blairo Maggi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e Aloysio Nunes Ferreira, das Relações Exteriores.
O pedido de realização da audiência é do presidente da comissão, senador Ivo Cassol (PP-RO). Segundo ele, em especial a importação de leite em pó tem prejudicado a pecuária leiteira brasileira. A audiência tem o objetivo de analisar uma possível revisão da política atual.
Em 2016, as importações de lácteos foram 78,8% maiores que em 2015, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A importação de leite em pó teve o maior crescimento com um aumento de mais 100% em 2016 comparado ao ano anterior.
No mercado interno, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o ano de 2016 indicam uma queda na produção de leite, cerca de 918 milhões de litros a menos do que em 2015.
As importações no setor lácteo ganharam destaque em outubro deste ano quando o governo anunciou a suspensão temporária das licenças de importação de leite do Uruguai, um dos maiores fornecedores do Brasil. Segundo o ministro Blairo Maggi, a medida valerá até que seja comprovado que todo o volume exportado ao território brasileiro é realmente produzido naquele país.
A audiência, que é interativa, está marcada para às 11h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. Comentários ou perguntas podem ser enviados por meio do Portal e-Cidadania e da central de atendimento Alô Senado (0800-612211).
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/11/03/politica-de-importacao-de-leite-e-derivados-sera-tema-de-audiencia-publica

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas