PF investiga frigoríficos, empresas de laticínios e servidores da Agricultura

PF - A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (30) a 2ª fase da Operação Lucas - chamada Operação Vegas -, com o objetivo de investigar denúncias de corrupção
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (30) a 2ª fase da Operação Lucas – chamada Operação Vegas -, com o objetivo de investigar denúncias de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, frigoríficos e empresas de laticínios.
Esta etapa da Operação Lucas teve início após o recebimento de denúncias de que frigoríficos e empresas de laticínios foram favorecidas em processos administrativos, de forma a atrasar tramitações ou a anular multas.
A operação conta com a participação de 115 policiais, que cumprem 51 mandados judiciais em Tocantins, nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi; no Maranhão e em Minas Gerais.
* Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nota sobre a Operação Vegas da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira (30/08/2017).
Os quatro estabelecimentos, todos sediados no Tocantins, citados na Operação serão interditados e irão passar por auditorias com o objetivo de garantir que não haverá riscos à saúde pública;
Os servidores do Mapa envolvidos na investigação serão afastados e investigados por meio de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) junto à Corregedoria do Ministério. Quanto a servidores conveniados de governo estadual ou municipal, serão substituídos;
O Mapa já determinou o auto embargo de exportações dos estabelecimentos envolvidos: Minerva S.A., LKJ, Boi Brasil e Gelnex Indústria e Comércio Ltda.
Desde março o ministério ampliou o controle sanitário em todo o país realizando um processo rigoroso de inspeção nas mais de 600 plantas autorizadas a realização de abates. Nesse período, houve trocas de comando e fiscalização mais ampla em todas as áreas de produção. Além disso, o Mapa está ampliando seu quadro de profissionais da área com novas contratações.
E por fim o Mapa destaca que esta sendo implementado o programa de compliance e estimulando que as empresas implementarem os seus próprios programas de compliance.
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-08/pf-investiga-frigorificos-empresas-de-laticinios-e-servidores-da-agricultura

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas