Pecuaristas dos Campos Gerais apostam na raça Pardo Suíço

Mais resistentes à doença, estas vacas produzem leite nutritivo. Paraná tem 25 produtores de Pardo Suíço, somando 8,7 mil animais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais resistentes à doença, estas vacas produzem leite nutritivo.
Paraná tem 25 produtores de Pardo Suíço, somando 8,7 mil animais.

A região dos Campos Gerais do Paraná é conhecida pela tradição na criação de gado leiteiro. A raça Holandesa é destaque nesta região. Mas, agora, outra raça também tem chamado atenção dos pecuaristas. É o Pardo Suíço.

Na propriedade do Korstiaan Bronkhorst, em Arapoti, mais da metade do rebanho de 275 animais, é da raça holandesa. O restante do plantel é de gado Pardo Suíço. Bronkhorst viu no Pardo potencial para melhorar a sua produção de leite. «Dócil, tem longevitude, é resistente inclusive as temperaturas e se adapta bem até ao calor», diz.

Por ser uma raça mais rústica, ela exige menos cuidados. O animal quase não fica doente e permanece mais anos em lactação. Na questão da quantidade de litros de leite, o Pardo Suíço produz quase a mesma quantidade que a vaca holandesa. A diferença é que o leite do pardo tem um teor maior de gordura e de proteína. E por isso o produtor recebe uma bonificação da indústria. «É uma raça que quem trabalha gosta muito. Eu vejo várias vantagens», comenta o veterinário Nilton Vieira.

O Paraná tem 25 produtores de Pardo Suíço, somando aproximadamente 8,7 mil animais. O estado é o maior produtor com 22% do total do rebanho brasileiro, seguido de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2015/11/pecuaristas-dos-campos-gerais-apostam-na-raca-pardo-suico.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas