Ovinocultora desponta como alternativa de renda ao produtor

O município conta com muitos criadores de ovinos, porém em pequena escala e voltados ao consumo próprio dos produtores. O sistema de engorda basicamente consiste com a tecnologia de criação a pasto, que funciona com divisão de pastagens em piquetes com cercas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O município conta com muitos criadores de ovinos, porém em pequena escala e voltados ao consumo próprio dos produtores. O sistema de engorda basicamente consiste com a tecnologia de criação a pasto, que funciona com divisão de pastagens em piquetes com cercas. Este método permite um revezamento de áreas, garantindo a qualidade de alimentação dos animais e facilitando o manejo de forma absolutamente planejada.

‘A ovinocultura é uma excelente opção de diversificação para o agricultor familiar’, frisa Cyntia Cavalcante, uma das proprietárias da Cabanha Chanfro Negro, localizada às margens da rodovia RSC-453, Km 10, Linha Travessa São José. A cabanha é especializada na criação de ovelhas da raça Hampshire Down Puros de Origem, e conforme Cyntia, a ovinocultura é uma boa opção, porque o manejo da ovelha é fácil e o custo inicial para a aquisição das matrizes dentro de um ano se paga.

‘A ovelha não tem restrição e ela pode ser consorciada com a criação de animais de porte maior. A ovinocultura é uma atividade familiar’, afirma. Cyntia acrescenta que é uma atividade que não se pode somente olhar a parte da carne, pois a ovelha tem outros subprodutos como a lã, que pode ser usada para artesanato, o pelego e o esterco que pode ser utilizado como adubo orgânico. Cyntia reitera que todos são subprodutos ligados à ovelha de carne, sem contar que têm as raças específicas para a produção de leite e derivados, como o queijo rockford e o picorino. O leite de ovelha também é usado na linha de cosméticos.

Ovinocultora desponta como alternativa de renda ao produtor

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas