Os preços de LPD e os estoques freiam o crescimento dos preços dos lácteos no mercado mundial

Preços – Na última década, os preços mundiais dos lácteos básicos (manteiga e leite em pó desnatado-LPD) seguiram um padrão cíclico de três anos aproximadamente.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preços – Na última década, os preços mundiais dos lácteos básicos (manteiga e leite em pó desnatado-LPD) seguiram um padrão cíclico de três anos aproximadamente. O último pico, previsto para 2017, não se materializou. A linha amarela mostra a variação do preço mundial conjunto da manteiga e LPD.

A linha cinza representa o padrão cíclico de três anos.

Entre 2007 e 2015, os preços dos lácteos básicos mantiveram esse ciclo. Em 2016, os preços começaram a subir no início do novo ciclo, mas, em 2017, não ocorreu o esperado, de acordo com a análise da associação inglesa AHDB.

Se analisamos os preços mundiais da manteiga e do LPD em separado, (como mostra o gráfico seguinte, em cinza a manteiga e em amarelo o LPD), pode-se verificar que os picos de 2007 e 2014, o LPD foi o principal impulsionador. O pico de 2011 foi devido à ação conjunta dos preços da manteiga e do LPD. Mas, ao contrário, em 2017, o aumento excepcional dos preços da manteiga não foi suficiente para compensar a queda nos preços do LPD, o que levou a um aumento muito pequeno no preço em equivalente leite (AMPE).

Os preços mundiais do LPD continuam reprimidos pelos grandes estoques, inclusive os de intervenção da União Europeia (UE). A Comissão Europeia está procurando vender esse excedente, mas, o volume ainda está em torno de 250.000 toneladas.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas