Opções de aumento da renda no campo são apresentados na FIESC

Conselho de Economia da entidade conheceu o projeto Acolhida na Colônia, de estímulo ao turismo rural, e indústria de queijo de alto valor agregado em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O projeto Acolhida na Colônia, que envolve várias cidades catarinenses, e a indústria Queijo com Sotaque, de Paulo Lopes, foram apresentados na reunião do Conselho de Economia da FIESC, nesta quarta (9). “As duas iniciativas representam alternativas econômicas de pequeno porte, como queijo artesanal de alto valor agregado e turismo rural”, destacou o presidente do Conselho e diretor tesoureiro da FIESC, Alfredo Piotrovski.

Turismo rural

A agrônoma Thaise Guzzatti apresentou o projeto Acolhida na Colônia, criado há 18 anos, como uma opção econômica para os agricultores. Ela salientou que havia um modelo de agricultura familiar em crise (muitos doentes, com baixa escolaridade); em municípios pequenos, sem condições de impulsionar a economia e fora dos principais eixos rodoviários (BRs 101 e 282), infraestrutura básica de péssima qualidade – estradas sem pavimentação, energia elétrica monofásica – e serviços básicos deficitários (sem telefone, muito menos internet, para receber e confirmar reservas). Hoje o projeto já está em funcionamento em 25 municípios – em outros cinco há interesse – e atinge mais de 120 propriedades rurais.

Queijo de alto padrão

A francesa Elisabeth Schobert relatou as dificuldades burocráticas que vem encontrando para obter a documentação sanitária para sua produção. Depois de produzir queijo por 30 anos em seu país, há três anos, ela conheceu e se encantou pela Praia do Rosa, em Garopaba. Resolveu então criar a agroindústria familiar Queijo com Sotaque, que instalou em Paulo Lopes, trazendo as receitas da França. A proposta é produzir queijo de alto padrão e ela recebe pedidos de todo o Brasil, diz que tem condições de triplicar a produção, mas enfrenta dificuldades que limitam a expansão dos negócios.

O diretor técnico do SENAI/SC, Maurício Cappra Pauletti, explicou que a instituição apoiará a Queijo com Sotaque, com a realização de ensaios laboratoriais. Luiz Carlos Régis, professor da Uniplac, observou que as mesmas exigências enfrentadas por Elisabeth Schobert inviabilizaram a produção do tradicional queijo serrano, na Serra Catarinense.

http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=38348

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas