OIE vai declarar BR livre da aftosa com vacinação

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo Blairo Maggi, confirmação deve ser feita na reunião da organização em maio

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, informou nesta terça-feira, 20, que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aceitou a proposta do Brasil de se tornar um país livre de febre aftosa com vacinação. Em um vídeo, publicado em sua conta no Twitter, Maggi disse que a declaração deve ser oficializada entre os dias 20 e 25 de maio, durante reunião da OIE, em sua sede em Paris, na França.
«Isso é um pleito antigo, são mais de 60 anos de luta de vários governos e lideranças da pecuária nacional que trabalharam muito para chegar nisso», diz o ministro.
No vídeo, ele afirmou, ainda, que convidou o presidente Michel Temer para a reunião. «A partir daí vamos trabalhar para declarar o Brasil livre de febre aftosa sem vacinação, o que deverá ocorrer por 2022 ou 2023», acrescentou.
O Brasil já tem a maior parte do seu território declarado livre da doença com vacinação, porém, regiões do Amazonas, Amapá e Pará alcançaram esse status recentemente, o que possibilitaria a classificação nacional.
A exceção é o Estado de Santa Catarina, que é considerado livre da doença sem vacinação.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas