O touro indiano que ajudou a revolucionar a produção de leite no Brasil

Touro indiano - Trazido ao Brasil em 1960 por um fazendeiro do Paraná, o touro indiano Krishna participou de uma revolução na produção de leite no Brasil
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Krishna foi importado da Índia em 1960 por um fazendeiro no Paraná; 80% do leite produzido no país hoje vem da raça Girolando – um cruzamento da raça desse touro, a Gir e Holandesa.

 

Estima-se que 80% do gado Gir brasileiro carregue genes do touro Krishna (Foto: BBC)Estima-se que 80% do gado Gir brasileiro carregue genes do touro Krishna (Foto: BBC)

Estima-se que 80% do gado Gir brasileiro carregue genes do touro Krishna (Foto: BBC)

Trazido ao Brasil em 1960 por um fazendeiro do Paraná, o touro indiano Krishna participou de uma revolução na produção de leite no Brasil.

Krishna pertence à raça Gir, desenvolvida na Índia ao longo de vários séculos.

A saga do touro liga o Brasil à era dos marajás na Índia, quando poderosos locais governavam microestados.

Krishna pertencia ao marajá da localidade de Bhavnagar, H. H. Shri Krishnakumarsinghji – que se notabilizara pela criação de bois e vacas preparados para resistir à maior ameaça local: ataques de leões.

Graças aos chifres voltados para trás e para baixo, os pescoços dos animais ficavam protegidos das mordidas dos predadores.

Na década de 1980, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) impulsionou o melhoramento genético da raça Gir no Brasil ao se associar aos criadores.

Montou-se um grande banco de dados com informações sobre a lactação de cada vaca. O desempenho dos touros era medido por meio de suas filhas: quando produziam muito leite, garantiam boas notas ao pai.

Técnicas de inseminação artificial e de fertilização in vitro permitiram que vacas e touros com boa genética gerassem muitos descendentes ao longo da vida.

Estima-se que 80% do gado Gir brasileiro carregue genes do touro Krishna.

O avanço tecnológico também gerou um valioso mercado de embriões bovinos.

Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva diz que técnicas de melhoramento genético fizeram a produção leiteira do país quadruplicar nos últimos 20 anos.

Ele diz que 80% do leite produzido no país hoje vem da raça Girolando – um cruzamento entre as raças Gir e Holandesa.

Nos últimos anos, a Embrapa foi procurada por autoridades indianas interessadas em importar vacas e touros Gir brasileiros.

Enquanto evoluía no Brasil, a raça foi minguando no país natal, misturada com outros tipos de gado sem que houvesse avanços relevantes em produtividade.

As vacas Gir agora voltarão a sua terra natal para incrementar a produção de leite num país onde boa parte da população é vegetariana.

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2018/07/26/o-touro-indiano-que-ajudou-a-revolucionar-a-producao-de-leite-no-brasil.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas