O queijo de cabra é feito artesanalmente com grande demanda no mercado consumidor e gastronômico

No Brasil, o queijo de cabra é feito artesanalmente com grande demanda no mercado consumidor e gastronômico – bastante requisitado por grandes chefs do país.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Atualmente, existem vários tipos de queijo de cabra artesanal. Dentre eles, podemos citar: Caprino Embaixador, Azul do Bosque, Cacauzinho, Serra do Lopo, Chevrotin, Lua do Bosque, Coração em Brasa e Pirâmide do Bosque.

Todos os queijos de cabra são produzidos com o conhecimento de técnicas específicas, por profissionais especializados. Afinal, esses queijos são preparados para um público mais exigente e refinado, que busca produtos lácteos de qualidade. Não podemos nos esquecer dos consumidores que não podem consumir queijos com lactose e procuram os queijos de cabra, como alternativa saudável de consumo – já ele que não contém lactose.

Segundo André Luís de Almeida Guedes e Paulo Roberto Celles Cordeiro, professores do Curso a Distância CPT Produção de Queijos de Leite de Cabra, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, atualmente o leite caprino é a principal matéria-prima da produção artesanal de queijos finos no Brasil e no mundo. Como se observa, há um mercado diversificado e atraente, mas pouco explorado. Portanto, a produção de queijos de cabra possui grande potencial de crescimento.

Que tal conhecermos alguns tipos de queijo de cabra artesanal?

Caprino do Embaixador

O queijo do tipo Caprino Embaixador passa por processo de maturação de 400 dias – submetido a baixas temperaturas. Prensado de forma manual – típica da produção artesanal, ele possui casca dura, cor perolada, sabor picante e média acidez. Na gastronomia refinada, o Embaixador é utilizado como base do molho pesto, ou ainda em recheios, gratinados e massas. Sua harmonização pode ser feita com vinho do Porto.

Rolinho do Bosque

O queijo de cabra Rolinho do Bosque lembra o queijo Sainte Maure (França) – queijo de cabra com formato cilíndrico. Entretanto, o queijo produzido pelos franceses é maior em relação ao feito pelos brasileiros. Além disso, ele possui um canudinho de palha, que o traspassa para que não se quebre. Ele possui casca fina, sabor intenso e boa cremosidade. Recomenda-se consumi-lo com caldas e castanhas. Sua harmonização pode ser feita com vinho tinto frutado.

Coração em Brasa

Esse queijo de cabra tem um desenho bastante peculiar: formato de coração. Levemente prensado e condimentado com ervas e pimentas caienas, habaneras e chipotles, o Coração em Brasa é divino quando acompanhado com frutas açucaradas. Sua maturação ocorre com mofos brancos sobre cobertura de carvão. Recomenda-se a sua harmonização com vinho tinto levemente encorpado.

Serra do Lopo

Produzido na região entre as cidades de Extrema (MG) e Joanópolis (SP), o queijo caprino Serra do Lopo é lavado na cerveja – a cada dois dias, durante 75 dias de maturação. Possui muita cremosidade em seu interior. Sua casca fina e seca tem sabor amanteigado e levemente amargo. Pode ser consumido recheado ou quente – “fromage fondu”. Sua harmonização pode ser feita com espumante ou vinho tinto encorpado.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Canal Rural e Revista Adega.
http://www.industriarural.com.br/laticinios/tipos-de-queijo-de-cabra-artesanal/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas