Novos sumários de touros das raças Gir Leiteiro e Guzerá trazem inovações

Pesquisas em genética quantitativa e molecular contribuem para o processo de seleção nos testes de progênie
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Pesquisas em genética quantitativa e molecular contribuem para o processo de seleção nos testes de progênie

Os novos sumários de touros dos testes de progênie das raças Gir Leiteiro e Guzerá, que serão lançados durante a Expozebu, têm novidades importantes para os criadores. A partir deste ano, o Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL) apresenta, no sumário de touros, as informações sobre a estimativa do mérito genético para características reprodutivas, disponibilizando, para os touros testados, a DEP (diferença esperada na progênie) para a idade ao primeiro parto com base no desempenho de suas filhas.
A herdabilidade encontrada (0,18) sinaliza a possibilidade de ganho genético para a característica e constitui informação adicional para quem necessita melhorar o desempenho de seu rebanho. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Frank Bruneli, conhecer o potencial genético para a idade ao primeiro parto auxilia o criador na seleção dos animais para obter fêmeas com idade reprodutiva mais precoce no rebanho, iniciando mais cedo sua atividade produtiva e antecipando o retorno econômico com a criação.
Para o Gir Leiteiro, uma das inovações está na correção da matriz de parentescos por meio da genotipagem dos animais. O também pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Cláudio do Carmo Panetto, diz que essa é a primeira etapa da contribuição dos estudos genômicos que estão em desenvolvimento pela equipe da Embrapa para o PNMGL. Ele explica que estão sendo preparadas as condições para a incorporação das ferramentas genômicas ao processo de seleção no Gir Leiteiro.
Até o momento pouco mais de dois mil animais foram genotipados, entre touros do teste de progênie e fêmeas com registros de produção. Como parte das ações de pesquisa, todas as relações de parentesco foram testadas entre os animais genotipados. Assim, entre esses animais, eliminou-se a possibilidade de erros de paternidade e o arquivo de genealogia utilizado nas análises estatísticas foi devidamente corrigido. “Dessa forma, os valores genéticos estimados (apresentados na forma de PTAs) se tornam ainda mais próximos dos valores reais dos touros avaliados”, diz Panetto.
A segunda etapa dessa contribuição será o auxílio genômico aos proprietários de touros interessados em inscrever seus animais para participar do teste de progênie. Até o momento, a melhor predição possível para um tourinho jovem era a média dos valores genéticos dos seus pais. Com as equações de predição desenvolvidas pela equipe da Embrapa, os proprietários terão a possibilidade de obter uma informação mais acurada, inclusive com diferenciação entre irmãos completos, para então decidir sobre inscrever ou não seus animais no programa. Essa ação será coordenada a partir deste ano pela ABCGIL, com as análises conduzidas pela Embrapa.
Outra inovação nos testes do Gir Leiteiro diz respeito à genotipagem para as variantes da beta-caseína. O alelo A1 dessa proteína do leite tem sido relacionado à processos de alergia ao leite para uma parcela da população. O alelo A2, em contrapartida, não apresenta esses problemas, e a raça Gir tem grande proporção desse alelo nos seus genótipos. A partir desse ano, todos os touros avaliados estão genotipados para esse gene, e os criadores que desejarem poderão usar mais essa informação em seus critérios de seleção.
Os lançamentos dos sumários dos touros Gir Leiteiro e Guzerá acontecem na próxima quarta-feira (04/05/2016). O primeiro, às 10h no salão nobre da ABCZ, em Uberaba-MG. O segundo, no mesmo dia e local, às 17h.
Rubens Neiva – Jornalista

Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Gado de Leite
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Juiz de Fora – MG

Embrapa.com

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas