Novo presidente da Girolando diz que defenderá os direitos dos produtores de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tomou posse, na última sexta-feira (10), em Uberaba. A solenidade contou com a presença de centenas de criadores, lideranças do setor e autoridades políticas mineiras, dentre elas, o deputado federal Marcos Montes, o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Pedro Leitão, o secretário da Fazenda de Minas Gerais, José Afonso Bicalho, os deputados estaduais, por Minas Gerais, Emidinho Madeira, Antônio Lerin, Tony Carlos e Felipe Attiê, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau e o presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Dutra.
O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, destacou em seu discurso de posse que trabalhará para defender os direitos dos produtores rurais e sugeriu a criação de Conselhos Estaduais do Leite, além de políticas públicas para limitar a importação de leite, considerada um dos graves problemas do mercado interno. “Minha maior expectativa é alcançar os pequenos produtores de leite, fazendo com que eles também tenham acesso à genética de ponta, da raça Girolando. Para isso, vamos trabalhar junto aos órgãos responsáveis para consolidar o Pró-Fêmeas e apoiar os núcleos de criadores, para o fomento da raça, nas mais diversas regiões. Precisamos ainda fortalecer as condições de produção e comercialização do leite, para que o produtor possa viabilizar o negócio e se manter na atividade. Já no mercado internacional existe uma demanda muito forte pela raça, que tende a aumentar em decorrência da implantação da seleção genômica, pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Vamos firmar acordo com países da América do Sul e Central para fomentar a raça, nessas regiões”, disse Rodrigues.
Com quase quatro mil associados, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando está comemorando, em 2017, duas décadas do Teste de Progênie, prova zootécnica para avaliar a qualidade dos touros que anualmente distribuiu milhares de doses de sêmen, sem qualquer custo, para os produtores rurais em todo o país. A raça Girolando está presente em grande parte das propriedades rurais, sendo responsável por 80% da produção de leite no Brasil.
Em seu discurso para transferência de cargo, o pecuarista Jônadan Ma, destacou esse crescimento da raça e falou das conquistas da entidade, nos últimos três anos, dentre eles: o projeto de internacionalização que já está em andamento em vários países e o programa Pró-Fêmeas, cujo objetivo é democratizar o uso da genética de alta qualidade por pequenos e médios reprodutores, para elevar a produtividade dos rebanhos.
O secretário de Agricultura, Pedro Leitão, informou que o governo de Minas está desenvolvendo uma série de ações para oferecer aos produtores melhores condições de produção, como, por exemplo, o programa Pró-Fêmeas. Já o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, destacou em seu discurso o fato da cidade ser uma referência nacional no agronegócio e que a pecuária leiteira terá total apoio em seu governo.
O deputado federal Marcos Montes citou a importância do agronegócio para a economia do país, e o trabalho desenvolvido pela Girolando para promover a evolução do rebanho nacional. O deputado estadual Emidinho Madeira, destacou que os produtores mineiros vêm sendo beneficiados com a adoção de programas de melhoria do rebanho leiteiro, como a distribuição gratuita de doses de sêmen de touros, de qualidade genética, comprovada pela Girolando.
Durante a solenidade de posse, também compuseram a mesa de autoridades: o presidente da ABCZ Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária-MG, Nivaldo da Silva, o vice-presidente da Faemg Rivaldo Machado Borges Júnior, o superintendente Regional do Banco do Brasil, José Carlos Vasconcelos, o chefe-adjunto de Pesquisa da Embrapa Gado de Leite, Pedro Braga Arcure.
http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/cidade/34754/novo-presidente-da-girolando-diz-que-defendera-os-direitos-dos-produtores-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas