Não beber leite de vaca está associado à baixa estatura de crianças

Leite x Estatura – Crianças que não bebem leite de vaca – leite de outros animais ou a partir de plantas (leite de não-vaca) – são menores do que aqueles que bebem leite de vaca.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Leite x Estatura – Crianças que não bebem leite de vaca – leite de outros animais ou a partir de plantas (leite de não-vaca) – são menores do que aqueles que bebem leite de vaca. Este foi o resultado de uma pesquisa, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, no dia 7 de junho. Para cada copo de leite de não-vaca bebido por dia, as crianças eram 0,4 centímetros menores do que a média para sua idade.
Entretanto, para cada copo diário de leite de vaca que bebiam, as crianças eram 0,2 centímetros maiores do que a média. O estudo sugere que crianças que bebem leite de não-vaca, têm suas alturas reduzidas. A diferença na altura de um filho de três anos que bebeu três xícaras de leite de não-vaca, em comparação com um que ingeriu três xícaras de leite de vaca por dia, foi de 1,5 centímetros, de acordo com o estudo. A diferença na altura é similar à diferença entre a maior linha do percentil do gráfico de crescimento da Organização Mundial de Saúde disse o principal pesquisador, Dr. Jonathon Maguire, pediatra do Hospital St. Michael. Isso significa que beber três xícaras de leite de não-vaca por dia pode alterar a altura do 15º para o 50º percentil, e vice-versa, comparado com outras crianças de sua idade. O estudo também observou que crianças que bebem a combinação entre leite de vaca e leite de não-vaca diariamente são menores do que a média. Isso sugere que a adição de algum leite de vaca na dieta da criança não reverte a associação entre o consumo de leite de não-vaca e a baixa estatura, disse Dr. Maguire.
O estudo não pesquisou porque crianças que bebem leite de não-vaca são menores na média do que os que bebem leite de vaca. No entanto, a hipótese dos autores é de que a criança que bebe leite de não-vaca pode consumir menor quantidade de proteína e de gordura em sua dieta, do que aquelas que consomem leite de vaca, levando ao menor crescimento.
A Altura é um importante indicador da saúde geral da criança e do seu desenvolvimento, disse Dr. Maguire. O leite de vaca é uma fonte segura de proteína e de gordura na dieta das crianças norte-americanas, dois nutrientes essenciais para assegurar crescimento adequado na primeira infância. Mas, muitos pais estão optando por leite de não-vaca para as crianças, que pode ter menor teor nutricional, disse Dr. Maguire.
“O teor nutricional do leite de vaca é regulamentado nos Estados Unidos e Canadá, enquanto que o teor nutricional de muitos outros leites não é”, disse Dr. Maguire. “A falta de regulamentação pode significar que o teor nutricional varia de um para outro leite de não-vaca, particularmente em relação aos teores de proteína e gordura”.
Por exemplo, dois copos de leite de vaca contém 16 gramas de proteína, que é 100% da necessidade diária recomendada para uma criança de três anos de idade, de acordo com o estudo. Dois copos de outras bebidas lácteas típicas têm 4 gramas de proteína, que atende somente 25% dos valores recomendados para a criança de três anos, que precisa receber proteína de outros produtos da dieta, explica Dr. Maguire.
Os pesquisadores acompanharam 5.034 crianças entre 24 e 72 meses. Para o estudo, 13% das crianças bebiam leite de não-vaca diariamente, e 92% bebiam leite de vaca todos os dias. Mesmo que a maioria das crianças estudadas beba leite de vaca diariamente, o número dos que bebem leite de não-vaca vem aumentando nos últimos anos, diz o Dr. Maguire, percebido como mais benéfico para a saúde.
Uma vez que essa mudança é recente, existem poucas pesquisas sobre o efeito do leite de não-vaca para o crescimento das crianças, disse ele. Isso torna difícil para o consumidor médio entender os prós e os contras de escolher o leite de não-vaca sobre o leite de vaca para o seu filho. “Se os produtos estão sendo comercializados como equivalentes ao leite de vaca, como o consumidor e o pai, poderão saber que eles são, ou não, de fato iguais, em termos do efeito para crescimento das crianças”, diz Dr. Maguire.
Todos os participantes do estudo fazem parte do Grupo de Pesquisa Aplicado para Crianças (Applied Research Group for Kids – TARGet Kids!), colaboração entre pediatras e pesquisadores do Hospital St. Michael e do Hospital for Sick Children. O programa acompanhou crianças desde o nascimento com foco na prevenção de problemas comuns na primeira infância, para entender o impacto na saúde e distúrbios na vida adulta.
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=11917:nao-beber-leite-de-vaca-esta-associado-a-baixa-estatura-de-criancas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas