MT: projeto do Senar amplia conhecimento técnico de produtores de leite

Saber quanto, quando e onde investir. Esse pode ser o diferencial para o sucesso de qualquer propriedade rural. Entretanto, é necessário que o produtor esteja
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Foi no município de Palmeiras de Goiás que o grupo visitou propriedades de grande e média produção de leite. De acordo com Armando Urenha, que é coordenador de assistência técnica gerencial do Senar-MT, o objetivo com as visitas é incentivar os produtores a colocar em prática, de maneira gradativa, as dicas e exemplos adquiridos com os vizinhos goianos.

Entre as propriedades visitadas, um caso exemplar de sucessão familiar na pecuária leiteira. A produtora Edina Sardinha e a Élcia, uma de suas três filhas, demonstraram força e persistência para continuar na atividade após o falecimento do esposo. É do leite que vem o sustento da família. Apesar das dificuldades enfrentadas, as duas não desistiram e viram na assistência técnica uma saída para continuar firme na produção. Quando começaram a ser assistida, a família produzia cerca de 600 litros por dia. Hoje são mais de 900.


O grupo também visitou a Unidade Experimental da Piracanjuba (Procampo), que é atendida pela Senar-GO. Os produtores goianos replicaram na unidade, a realidade do campo e o que precisa ser melhorado e destinado a indústria.

Senar Tec Leite
Em Mato Grosso, a assistência técnica voltada para a atividade leiteira realizada pelo programa Senar Tec Leite começou em 2015, no município de Pontes e Lacerda. Posteriormente, produtores de São José dos Quatro Marcos também passaram a contar com o programa.
Próximos passos
De acordo com Armando Urenha, várias parcerias estão sendo formadas com laticínios e o objetivo para 2019 é expandir a abrangência do programa – de forma tímida mas assertiva – para outras regiões do estado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas