#Ministério da Agricultura flexibiliza produção de queijo artesanal

As novas regras devem ser publicadas no Diário Oficial da União até sexta-feira (9)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antí´nio Andrade, assinou hoje (6), em Belo Horizonte, instrução normativa flexibilizando o processo de certificação para produtores de queijo artesanal interessados em vender seu produto em todo o território nacional. São considerados queijos artesanais aqueles feitos com leite cru e maturados em perí­odo inferior a 60 dias.

A regulamentação anterior, de 2011, certificava queijarias declaradas seguras pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal. Agora, produtores com propriedades controladas para essas doenças por tríªs anos, segundo os órgãos estaduais de Defesa Sanitária Animal, poderão também poderão comercializar queijo em todo o paí­s.

Além de flexibilizar a certificação das queijarias, a instrução normativa permite que os estudos comprobatórios do perí­odo de maturação sejam feitos pelo órgão estadual ou municipal de inspeção sanitária reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Atualmente, a análise tem de ser feita por um comitíª designado pelo ministério.
http://surgiu.com.br/noticia/102529/ministerio-da-agricultura-flexibiliza-producao-de-queijo-artesanal.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas