Menor produção no Sul do país e industrias evitando maior pressão nos preços deixa leite com valores estáveis em dezembro

Os preços do leite pago ao produtor em dezembro apresentaram um ligeiro recuo de 0,03% ante ao mês anterior.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os preços do leite pago ao produtor em dezembro apresentaram um ligeiro recuo de 0,03% ante ao mês anterior. No entanto, apesar de ficarem praticamente estáveis, a cotação de R$ 0,9673/litro na média do país confirma a tendência de baixa nas cotações em 2015.

No ano passado, o preço médio líquido calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), encerrou em R$ 0,9529 por litro, sendo o menor patamar dos últimos cinco anos. De acordo com o analista do Centro, Wagner Yanaguizawa, produtores enfrentaram aumentos constantes de custos de produção e preços bem abaixo dos anos anteriores.

Em dezembro, a chuva acima da média para a região sul reduziu a oferta e colaborou para que os preços não apresentarem uma queda mais bruta. O Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L), aumentou cerca de 0,41%, um volume abaixo do que é esperado para o período do ano.

«Ao longo do ano também houve relato de produtores que saíram da atividade por conta da crise, por isso as indústrias buscaram não repassar algumas baixas e esse fator também segurou a queda no mês passado», explica Yanaguizawa.

Enquanto que para alguns setores do agronegócio como soja, milho, algodão, entre outros, a valorização cambial foi positiva para a composição dos preços e a competição no mercado internacional, para a pecuária leiteira a taxa cambial só causou aumento nos custos de produção. «Como somos um país típico na importação do leite, essa valorização do dólar só trouxe impactos negativos», destaca o analista.

Com isso, os produtores encerraram 2015 com as margens bastante ajustadas, e em alguns casos até negativa. Para 2016, em janeiro pouco mais de 60% dos pecuaristas acreditam em estabilidade nos preços, outros 34% dos agentes, ainda acreditam em queda e apenas 3,4%, acreditam em alta.

http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/granjeiros/166919-menor-producao-no-sul-do-pais-e-industrias-evitando-maior-pressao-nos-precos-deixa-leite-com-valores.html#.Vo0OyFIwAXi

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas