Megaleite: pecuária leiteira busca meios para crescer

Megaleite O setor produtivo do leite se reuniu nesta sexta-feira, durante a 14ª edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), no Parque de Exposições Bolívar de Andrade (Parque da Gameleira)
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O setor produtivo do leite se reuniu nesta sexta-feira, durante a 14ª edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), no Parque de Exposições Bolívar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte, para discutir os rumos da atividade.
No seminário “Repensando o futuro da produção de leite”, foram discutidos temas como a nanotecnologia, sustentabilidade, implantação de tecnologias de ponta, a necessidade de reformulação do sistema sindical, e a promoção da sucessão familiar. O evento foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Gado de Leite (Embrapa Gado de Leite).
De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, a pecuária leiteira precisa avançar para acompanhar o desenvolvimento de outros setores que, além de abastecerem o mercado interno, também exportam, como as carnes, o café e o setor sucroalcooleiro. Promover a aproximação do setor leiteiro com o meio acadêmico e as entidades de pesquisa é uma das formas de conhecer o que há de novo no mercado e implantar nas fazendas.
“Nós queremos repensar a produção primária do leite. Para isso, o evento abordou temas atuais e futurísticos incluindo a nanotecnologia, a transformação dos resíduos – que sempre foram um problema nas fazendas – em produtos e também a sucessão familiar que é um grande desafio do setor. O setor precisa de políticas públicas e o produtor tem que correr atrás do desenvolvimento, porque diferente das outras áreas do agronegócio, o setor leiteiro está ficando pra trás. Nosso objetivo é dar um choque, repensar a atividade trazendo a academia e a pesquisa para junto do setor para começarmos a entender qual é o caminho e fazer do Brasil um exportador de leite”.
Medicamentos – Dentre as inovações voltadas para a pecuária de leite, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Humberto Brandão, mostrou como a nanotecnologia tem papel importante no desenvolvimento de produtos, principalmente de medicamentos. Entre as vantagens, está a possibilidade de produzi-los com doses menores e com ação ágil e mais eficaz, contribuindo para a cura rápida do animal e para a redução de efeitos colaterais.
Outro assunto abordado foi o aproveitamento dos resíduos gerados pelos animais. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otênio, apresentou aos pecuaristas os sistemas utilizados. Segundo ele, com a instalação de biodigestores, é possível reaproveitar os resíduos e promover a transformação dos mesmos em produtos, como o biogás e os biofertilizantes. Além do sistema ser sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente, o biofertilizante reduz o uso de químicos na produção agrícola, seja de capim, cana-de-açúcar ou milho, gerando economia e favorecendo uma produção mais competitiva.
Sucessão – Outro grande desafio é a sucessão para a continuidade dos negócios familiares no campo, principalmente da atividade leiteira, que tem grande importância econômica para Minas Gerais.
De acordo com o assessor de planejamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), Celso Furtado, o assunto é prioridade na pauta da agropecuária contemporânea. Em Minas Gerais, está em fase de implantação o Projeto Sucessão no Campo, que tem como objetivo formar sucessores e preservar a continuidade do negócio familiar. A descontinuidade da atividade tem como um dos fatores a falta de interesse dos jovens, o que muitas vezes está relacionada à baixa rentabilidade, ao desconhecimento da importância da agropecuária na economia do País e ao baixo investimento em gestão.
“O projeto vem colaborar, através da preparação do jovem, para o processo de sucessão. Os envolvidos passam por um processo que inclui ações motivacionais, de capacitação técnica, diagnóstico das fazendas e formulação de ações a serem desenvolvidas pelo sucessor e sucedido”, explicou Furtado.
Na reunião também foi apontada a necessidade de se repensar o funcionamento dos sindicatos. O presidente da Faemg, Roberto Simões, explica que a federação tem sido muito importante para os produtores rurais, inclusive, no caso do leite, promovendo a assistência técnica, como o Programa Balde Cheio. Porém, é preciso avançar.
Para Simões, a contribuição sindical obrigatória, que existe hoje, não deveria acabar de uma hora para outra, o que provocaria o fechamento dos sistemas, como os sindicatos, a Faemg e CNA, por exemplo, que têm a contribuição como principal fonte de renda.
Fonte: Diário do Comércio.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas