Sindilat / Divulgação
Sindilat estima que mais de 50% dos 12,6 milhões de litros de leite captados diariamente não foram recolhidos nesta quartaSindilat / Divulgação
Liminares obtidas na tarde desta quarta-feira (23) liberaram a passagem de caminhões em trechos específicos de rodovias localizadas no Rio Grande do Sul. O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RS (Sindilat-RS) obteve duas decisões em seu favor. Uma em Cruz Alta, no Noroeste, abrangendo as BRs 158,386 e 285.  A medida já está valendo e prevê multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A outra foi em Ijuí. Suzany  Herrmann, da VP Advogados, que representa o Sindilat-RS, explica que, neste caso, a decisão vale para rodovias estaduais da circunscrição de Ijuí. O descumprimento prevê multa diária de R$ 5 mil.
A entidade também entrou com recurso para tentar reverter a decisão da Justiça Federal, que negou pedido feito.
O presidente do Sindilat-RS, Alexandre Guerra, diz que o cenário piorou muito em relação à terça-feira:
– Acredito que há problemas de captação em mais de 50%do leite . E estamos ficando com problemas de insumos, além de não termos mais caminhões para expedir os produtos  prontos. Estamos ficando engessados.
Também nesta quarta-feira (23), a JBS conseguiu liminar na 1ª Vara Cível da comarca Montenegro, que determina a liberação do acesso à unidade da empresa no município, na rótula da RS-240 com a BR-470. A medida se restringe a caminhões da marca e aos limites da comarca.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/gisele-loeblein/noticia/2018/05/liminares-liberam-passagem-de-caminhoes-de-leite-e-da-jbs-em-pontos-especificos-cjhjmq41f07kz01pabv7i9d9g.html