Leite sobe pelo sétimo mês seguido, mas só com redução de custos é que as margens de produtores devem melhorar a partir de julho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
* Reprodução permitida desde que citada a fonte.

O preço do leite pago ao produtor atingiu, em junho, a maior alta mensal dos últimos cinco anos, segundo levantamento da Scot Consultoria.
A valorização foi 4,4% referente à produção entregue em maio, com o produtor recebendo na média nacional R$1,108 por litro. Na comparação com o igual período de 2015 o avanço é de 16,6%, em valores nominais.
Neste período a redução na capitação costuma elevar os preços, mas em 2016 alguns agravantes acentuaram as altas que ocorrem desde o início do ano. Conforme explica o zootecnista Rafael Ribeiro, da Scot Consultoria a elevação nos custos de produção e as condições climáticas adversas prejudicaram a produção.
Segundo ele, os custos na comparação anual estão 30,0% maiores, gerando uma queda de 2,6% na produção deste mês em relação ao mesmo período de 2015.
Para Ribeiro, «a menor captação tende a continuar dando firmeza aos preços do leite no curto e médio prazo».
No pagamento de julho, referente à produção em junho, 80,0% dos laticínios pesquisados também acreditam em alta dos preços ao produtor e outros 20,0% esperam manutenção.
E mesmo com a sétima alta consecutiva, os atuais patamares ainda deixam margens apertadas para o produtor. «Em produções de alta tecnologia a rentabilidade chega a 3,6%, já os produtores menos tecnificados está com prejuízo de 3,0% a 4,0% na atividade neste ano», alerta Ribeiro.
Segundo ele, o fator positivo é que as projeções começam a indicar uma arrefecimento dos custos com a queda de alguns insumos importantes como o milho e farelo de soja.
Dessa forma, «se os preços do leite ao produtor continuarem subindo teremos, após treze meses de alta, um alívio no custo», diz Ribeiro.
Refletindo as altas, o preços dos lácteos no atacado subiram 4,4% na segunda quinzena de junho, segundo levantamento da Scot.
O leite longa vida teve alta de 8,1% e ficou cotado, em média, em R$3,33 por litro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o preço atual está 45,3% maior.
Cabe destacar que o cenário do lado demanda ainda é de cautela em todo o país.

https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/scot-na-midia/43530/Leite-sobe-pelo-s%C3%A9timo-m%C3%AAs-seguido-mas-s%C3%B3-com-redu%C3%A7%C3%A3o-de-custos-%C3%A9-que-as-margens-de-produtores-devem-melhorar-a-partir-de-julho.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas