Leite: novas regras podem prejudicar pequeno produtor, diz Fetag-RS

De acordo com presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, ainda mais pecuaristas podem ser excluídos da cadeia
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As novas regras para a produção de leite publicadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) no fim de novembro, e que só entram em vigor em seis meses, já são motivo de na cadeia, especialmente entre os pequenos produtores. No Rio Grande do Sul, a principal inquietação com relação às instruções normativas 76 e 77, que tratam de qualidade e critérios de produção do leite, diz respeito ao nível de resfriamento exigido para a bebida: o leite cru agora deve chegar à plataforma a 7°C, e não mais a 10°C.
“A indústria não vai querer buscar o leite de produtores que ficam mais longe das fábricas. O nosso medo é que vai haver uma exclusão (de produtores) ainda maior do que já acontece”, afirma o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Joel da Silva.
A entidade, que divulgou o balanço do ano nesta quarta-feira, dia 5, comemora a contratação em 2018 de 100 técnicos agrícolas, por meio dos sindicatos, para atuar a campo. “Os técnicos foram contratados para olhar as pequenas propriedades rurais como um todo. É uma tentativa também de colaborar com o trabalho da Emater (principal órgão de assistência rural do Rio Grande do Sul), que precisa de investimentos e pessoal a campo”, diz Silva.
Em 2019, a Fetag quer manter o trabalho de assistência técnica aos associados, mas sem descuidar da reforma da Previdência. “Queremos garantir o acesso do agricultor à reforma, manter como está para os rurais”, afirma o presidente da entidade.
A liderança da Fetag também se mostra preocupado com a mudança no governo gaúcho, principalmente com a indefinição dos nomes que irão assumir as secretarias de Agricultura (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR). “Com a mudança do governo, será mantida a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo? Para a diretoria da Fetag, Eduardo Leite (o governador eleito) afirmou que ela seria mantida. Mesmo assim, quem será o secretário, qual o seu perfil?”, questiona Joel da Silva.
No âmbito federal, a apreensão do presidente da Fetag-RS é saber se a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) irá mesmo para o Mapa. “No Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foi colocado uma pessoa que não tem nada a ver com a pasta. Nos resta torcer que para a Sead seja indicado alguém que conheça a agricultura familiar”, diz.
Joel da Silva gravou um vídeo exclusivo para o Canal Rural falando sobre as conquistas da Fetag-RS em 2018 e os desafios para a entidade em 2019:

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas