Leite francês contaminado com salmonela foi exportado para América do Sul

Lactalis - O escândalo do leite contaminado com salmonela do grupo francês Lactalis ganhou um novo capítulo neste domingo (10). Centenas de lotes de produtos - destinados a bebês
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O escândalo do leite contaminado com salmonela do grupo francês Lactalis ganhou um novo capítulo neste domingo (10). Centenas de lotes de produtos – destinados a bebês – foram exportados para vários países, entre eles, o Peru e a Colômbia.
Os ministérios da Saúde e da Economia da França anunciaram neste domingo a proibição do consumo e da exportação de mais de 600 lotes de leite para bebês da empresa francesa Lactalis, potencialmente contaminados com salmonela. No início deste mês, doze alimentos lácteos produzidos grupo já haviam sido proibidos depois do diagnóstico de intoxicação em 20 crianças com menos de seis meses de idade. No entanto, após a decisão, novos casos foram registrados – o que alertou as autoridades sobre a dimensão do problema.
A proibição diz respeito a quase 7 mil toneladas de produtos potencialmente contaminados, informou Michel Nalet, diretor de comunicação do grupo que é o maior produtor de laticínios do mundo. «Não somos capazes de dizer o que já foi consumido», completou.
Não apenas a França, mas vários países comercializam produtos da Lactalis, na Europa, África, Ásia e Oriente Médio. Na América do Sul, apenas o Peru e a Colômbia importam os alimentos em questão. A Lactalis tem fábricas no Brasil, mas o país não consta como destinação dos produtos exportados potencialmente contaminados.
Perigos da salmonela
A salmonela é principalmente perigosa para as crianças e idosos, que têm o sistema imunológico frágil. Essas bactérias podem provocar intoxicação alimentar. Os problemas vão de gastroenterite leves até infecções mais graves.
O Ministério da Saúde francês publicou em seu site a lista completa dos lotes de produtos contaminados e disponibilizou um número de telefone para assistência gratuita, enquanto as autoridades sanitárias dão seguimento às análises.
http://br.rfi.fr/franca/20171210-leite-frances-potencialmente-contaminado-com-salmonela-foi-exportado-para-america-do

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas