Leite: entressafra traz início de alta de preço

A industrialização de leite no Brasil apresentou queda de 4% no ano passado, mas deve voltar a crescer ao longo de 2017, com margens melhores para o produtor
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Importações, no entanto, devem se manter aquecidas com um real mais valorizado
A industrialização de leite no Brasil apresentou queda de 4% no ano passado, mas deve voltar a crescer ao longo de 2017, com margens melhores para o produtor
Apesar da perspectiva positiva para a produção (projeção de aumento de 1% a 2% em relação a 2016), o excesso de chuvas no início do ano impactou negativamente a atividade em algumas regiões, resultando em recuperação no preço médio pago ao produtor em fevereiro (Cepea).
A tendência de alta deve ser mantida até a chegada da safra do sul em junho/julho. Porém, parece pouco provável um retorno aos patamares de R$1,70/litro observados em 2016. A importação de produtos lácteos iniciou o ano em ritmo elevado, continuando com a dinâmica do segundo semestre de 2016.
No acumulado de janeiro e fevereiro de 2017, o déficit comercial lácteo foi de 27 mil toneladas, três vezes a mais do que no mesmo período de 2016 (9 mil toneladas). O aumento nas importações e a demanda ainda fraca devem limitar o aumento do preço ao produtor na entressafra do segundo trimestre do ano.
Fonte: Rabobank

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas