Leite é o produto que mais subiu de preço em 2018

No ano até setembro, bebida está 30,46% mais cara, na média, nove vezes acima da variação da inflação no período
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
No ano até setembro, bebida está 30,46% mais cara, na média, nove vezes acima da variação da inflação no período

O leite longa vida é o produto que mais subiu de preço no ano, segundo a cesta de preços monitorados pelo IBGE no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A alta média no país do preço do leite no acumulado do ano até setembro é de 30,46%, nove vezes acima da inflação registrada no período, que foi de 3,34%.
Em São Paulo, Rio e Distrito Federal, os aumentos foram maiores, de 37,04%, 31,95% e 31,14%, respectivamente.

A escassez de chuvas, a crise na safra na Argentina, que deixou o milho (usado na ração das vacas) mais caro e a alta do dólar ajudou a puxar os preços.
A greve dos caminhoneiros, que durou 11 dias em maio e levou ao descarte de mais de 600 milhões de litros de leite, também motivou o encarecimento do produto.
O aumento no ano seria até maior não fosse a queda observada em setembro, de 6,81%. O recuo se deve ao aumento da produção, tradicionalmente maior no segundo semestre.
Entre os itens que mais pesam no bolso está também o preço da energia elétrica, que ficou, em média, 15,41% mais cara no ano até setembro.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas