Lei regulamenta produção e venda de queijos artesanais de leite cru em SC

Queijo artesanais - A produção e venda de queijos artesanais de leite cru em Santa Catarina foram regulamentadas por lei. A nova legislação, número 17.486,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A produção e venda de queijos artesanais de leite cru em Santa Catarina foram regulamentadas por lei. A nova legislação, número 17.486, foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo (PSD) e publicada no Diário Oficial desta quarta (17).
A lei define que queijo artesanal é aquele elaborado com leite cru da própria fazenda, com métodos tradicionais, vinculação ao território de origem, conforme Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) para cada tipo e variedade.
Também é permitida a aquisição de leite de propriedades rurais próximas desde que atendam todas as normas sanitárias pertinentes.
Critérios
Conforme a nova regra, a fórmula dos queijos artesanais pode ter: leite cru, condimentos naturais, corantes naturais, coalhos/coagulantes, sal (cloreto de sódio ou outro com a mesma função), fermentos e outras substâncias de origem natural, e aditivos descritos nas receitas originais.
A queijaria deve ter ambientes adequados para recepção do leite, higienização de mãos e calçados (barreira sanitária), fabricação, embalagem, estocagem (quando necessário), expedição e almoxarifado.
Pela lei, a inspeção e a fiscalização industrial e sanitária da produção serão feitas periodicamente pelo órgão de controle sanitário. Também serão realizados regularmente exames laboratoriais de rotina para atestar a qualidade do produto final.
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/lei-regulamenta-producao-e-venda-de-queijos-artesanais-de-leite-cru-em-sc.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas