Laticínio Verde Campo aguarda licença para expansão da sua planta em Lavras

A Laticínio Verde Campo solicitou a licença prévia (LP), concomitante com a licença de instalação (LI), para a expansão da sua planta em Lavras, no Sul de Minas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Laticínio Verde Campo solicitou a licença prévia (LP), concomitante com a licença de instalação (LI), para a expansão da sua planta em Lavras, no Sul de Minas. As licenças serão julgadas na próxima quinta-feira (18) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que já emitiu parecer favorável ao licenciamento. Conforme já informado pela empresa, estão sendo investidos R$ 15 milhões na ampliação da unidade e as obras estavam previstas para ser concluídas em março. A Verde Campo informou anteriormente que a capacidade de processamento de leite na unidade fabril será praticamente duplicada.

No relatório do órgão ambiental consta que a capacidade de processamento de leite saltará dos atuais 79 mil litros por dia para 150 mil litros diários, o que significa um aumento de 71 mil litros diariamente. A empresa informou à Semad durante vistoria que não opera atualmente à plena carga, chegando a um processamento médio de 52 mil litros ao dia. Ainda de acordo com as informações da Verde Campo ao órgão ambiental, a ampliação inclui adequações do layout e substituição de equipamentos para mecanização e modernização de algumas linhas de produção com a finalidade de ampliar a capacidade produtiva de cada um dos produtos do mix.

Não está prevista ampliação da área física do empreendimento, segundo informado pela empresa. O aumento da capacidade será suportado pela alteração do modelo de produção da empresa, que passará a trabalhar em três turnos (atualmente os processos ocorrem em um ou dois turnos dependendo da área e do tipo de produto).

A atividade principal da planta do Sul de Minas é a fabricação de produtos de laticínios como: iogurte, queijo minas padrão, queijo minas frescal, queijo muçarela, cottage, creme de leite e nata, todos com 0% de lactose. Há 15 anos no mercado, a empresa é especializada na produção de alimentos saudáveis.

O último produto lançado pela Verde Campo foi o queijo cottage com sal do Himalaia. O queijo traz uma série de benefícios para a saúde, como 50% a menos de sódio do que o queijo convencional. A Verde Campo foi a primeira empresa no País a lançar o produto com esse apelo e o primeiro no mundo a utilizar o sal do Himalaia.

Com base em informações já divulgadas pela empresa, em 2015, a captação de leite cresceu 40%. O laticínio não enfrentou uma queda no volume de leite entregue pelos produtores devido à seca porque está localizado na principal bacia leiteira do País. Além disso, a empresa faz um trabalho de assistência técnica nas fazendas parceiras, que são mais de 300.

Por outro lado, a crise econômica atrapalhou as projeções da empresa em relação à receita de 2015. As estimativas de crescimento da empresa foram revisadas e o faturamento, cujo valor não é divulgado, deve aumentar 50% no exercício sobre 2014 frente a uma estimativa inicial de 65%.

Fonte:Diário do Comércio.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas